Distrito Federal bate recorde de maior temperatura no ano, com 35,4 ºC
Maior temperatura foi no Gama; estações de Brazlândia, Brasília e Planaltina tiveram maior medição de cada uma no ano
Brasília|Do R7
O Distrito Federal bateu o recorde de temperatura mais alta do ano, com 35,4 ºC nesta segunda-feira (23). O dado foi registrado na estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) no Gama. Além disso, a umidade mínima do ar foi de 11%, às 15h. O DF vive a segunda pior seca da história e está sem chuva há 153 dias.
LEIA TAMBÉM
Ainda segundo o Inmet, as estações meteorológicas de Brazlândia (33,7 ºC), Brasília (33,8 ºC) e Planaltina (35,3 ºC) registraram a maior medição de temperatura de cada uma no ano.
A primavera começou no último domingo (22), mas a estação que costuma trazer temperaturas mais baixas e período de chuvas deve ter clima mais quente que o normal. Segundo o Prognóstico da Primavera de 2024, elaborado pelo Inmet, a previsão é que o clima seco e as altas temperaturas se mantenham até novembro em todas as regiões do país.
O Inmet, junto ao Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e à Funceme (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos), produziu um infográfico com a previsão de temperatura média do ar para os últimos três meses do ano. O instituto usa uma escala de -3, para mais frio, e 3, para mais quente. Veja abaixo:
A maior parte do mapa está coberta em vermelho, que representa os níveis 1 e 2 de calor. Segundo o infográfico, as regiões Norte e Centro-Oeste devem sofrer completamente com temperaturas altas, enquanto o leste do Nordeste fica levemente mais fresco.
Segundo o meteorologista do Inmet Cleber Souza, a tendência é que a temperatura suba nos próximos anos. “Nos últimos quatro meses, o mundo inteiro registrou temperaturas altas. O Brasil teve a maior temperatura média hoje. Como a primavera é a estação em que o sol fica mais forte, a tendência é que fique mais quente a cada ano”, diz.