Distrito Federal pode ganhar a 34ª região administrativa
Audiência pública para discutir a criação de Água Quente, hoje integrada ao Recanto das Emas, será no dia 9 de abril
Brasília|Rossini Gomes, do R7, em Brasília
O Distrito Federal poderá ganhar a 34ª Região Administrativa, a terceira do governo Ibaneis Rocha. A audiência pública que discutirá a emancipação de Água Quente será no dia 9 de abril. O aviso foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal.
O Setor Habitacional Água Quente fica no Recanto das Emas. De acordo com a Secid (Secretaria Executiva das Cidades), o objetivo de criar uma nova R.A. é "promover a descentralização administrativa e a utilização racional de recursos para o desenvolvimento da cidade, permitindo uma gestão mais efetiva".
Para discutir a criação da nova região, a Secid fará uma audiência pública no Centro Educacional Myriam Ervilha (DF-280, Km 14, Condomínio Residencial Salomão Elias A/E – Setor Habitacional Água Quente, Recanto das Emas, Distrito Federal). O encontro será das 9h às 12h.
"Os interessados poderão participar da reunião de forma presencial, respeitando medidas de segurança impostas pela pandemia, e também pelo canal da Administração Regional do Recanto das Emas no YouTube", informa a Secid.
DF tem hoje 33 R.A.s
O Distrito Federal é dividido hoje em 33 regiões administrativas. As duas mais recentes, ambas criadas no governo Ibaneis Rocha, são Sol Nascente/Pôr do Sol (19/10/2019) e Arniqueira (01/10/2019). A R.A. mais antiga, de acordo com o governo distrital, é Brazlândia, estabelecida em 05/06/1933.
De acordo com o governo, as regiões administrativas são limites físicos que "definem a jurisdição da ação governamental para fins de descentralização administrativa e coordenação dos serviços públicos".