Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Duas pessoas que estavam em ônibus que sofreu acidente com trem seguem em estado grave

Uma das vítimas está na UTI sob os cuidados da neurocirurgia e a outra continua em estado de choque na ala psiquiátrica

Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, Brasília

Polícia Civil investiga o caso
Polícia Civil investiga o caso

Duas das cinco vítimas levadas ao hospital na tarde desta sexta-feira (17) após o acidente entre um ônibus e um trem de carga da Ferrovia Centro-Atlântico, que resultou na morte de uma mulher de 37 anos, estão em estado grave. Ao todo, três vítimas seguem internadas no Hospital de Base, segundo informação do Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (Iges). O acidente aconteceu próximo ao balão do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) por volta das 16h.

Segundo o Iges, uma das vítimas socorridas pelo serviço móvel de urgência (Samu) está internada em uma unidade de terapia intensiva (UTI) sob os cuidados da neurocirurgia. Um segundo passageiro, de sexo não informado, está em estado de choque e é acompanhado pela equipe psiquiátrica do hospital.

A nota do instituto informa também que outro paciente apresenta respiração estável, espontânea e está consciente. O Hospital Regional de Ceilândia também atuou na ocorrência, com o atendimento de uma “vítima leve”. A paciente, no entanto, após realizar os exames e apresentar quadro estável, foi embora do hospital, e os médicos registraram “em prontuário a evasão”.

Entenda

Um ônibus da Viação Marechal, que realiza o trajeto W3 Sul para P Sul, em Taguatinga, por volta das 16h desta sexta-feira (17) passava pelos trilhos do Parque Ferroviário de Brasília quando foi atingido por um trem de carga que transportava bauxita. O acidente aconteceu próximo ao balão do Setor de Indústria e Abastecimento (SIA) que faz ligação com a Cidade do Automóvel. Veja o momento exato da colisão:


O Governo do DF lamentou o acidente e expressou solidariedade às famílias das vítimas. “Toda a estrutura está à disposição das vítimas e seus familiares para oferecer o que for necessário neste momento de dor”, disse.

Em nota, o governo informou que a “Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tem feito periódicas inspeções técnicas em todas as passagens na linha férrea do Distrito Federal. A mais recente delas foi em 11 de julho”.


A ANTT confirmou a informação e afirmou que acionou a concessionária para apurar as responsabilidades do acidente. Em 30 dias, ela deve receber um laudo sobre as causas do ocorrido. Segundo a agência, “todas as passagens em nível de Brasília” passaram por inspeção técnica, em conjunto com “ações educativas no local do acidente para orientar motoristas sobre os cuidados ao cruzar uma passagem em nível”.

“A ANTT constantemente divulga campanhas sobre como evitar acidentes e preservar a segurança dos usuários em cruzamentos ferroviários. Como medidas de segurança, as passagens em nível contêm os elementos necessários para a sinalização e alerta aos pedestres e condutores", disse.


A agência afirmou que na proximidade das passagens em nível há procedimentos rigorosos em que o "maquinista deve reduzir a velocidade, acender os faróis e acionar o sinal sonoro (buzina)". "Desse modo, é importante que o motorista esteja sempre atento à sinalização no local, obedecendo às orientações dos elementos de sinalização”, declara.

Já a Viação Marechal lamentou o ocorrido e garantiu que os assistentes sociais e psicólogos da empresa estão acompanhando o caso, “assegurando toda a assistência necessária às vítimas e seus familiares”.

“Informamos que colaboraremos integralmente com as investigações em andamento e aguardaremos o resultado da perícia para esclarecer os detalhes desse trágico incidente. Estamos dedicados a prestar total transparência e apoio neste momento difícil”, disse.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.