Economista Luciana Servo é a nova presidente do Ipea
Nomeação foi publicada nesta quarta-feira (15) no Diário Oficial da União; ela é a terceira mulher a comandar o instituto
Brasília|Do R7
A economista Luciana Mendes Santos Servo é a nova presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A nomeação foi publicada nesta quarta-feira (15) no Diário Oficial da União.
Doutora em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre, também em economia, pela Universidade de São Paulo (USP), Luciana torna-se a terceira mulher a comandar o órgão — a primeira foi Aspásia Camargo, entre 1993 e 1995; a segunda, Vanessa Petrelli Corrêa, presidente interina em 2012.
Servidora do Ipea desde 1998, Luciana vinha trabalhando em projetos focados na saúde, como “Avaliação de políticas de saúde”, “Prioriza SUS”, “Contas SHA para o Brasil” e “Conta Satélite de Saúde”.
A pesquisadora também é coautora de relatórios do Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP), de um estudo sobre a demanda e a oferta de leitos hospitalares e equipamentos de ventilação assistida no contexto da pandemia de Covid-19 e de um trabalho sobre o gasto dos municípios em atenção primária à saúde no Brasil.
Leia mais: João Paulo Capobianco é nomeado secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente
Ipea
O Ipea é uma fundação pública vinculada ao Ministério da Economia responsável pelo levantamento e divulgação de dados econômicos do Brasil. As informações produzidas pelo instituto balizam as ações governamentais necessárias para o desenvolvimento de políticas públicas e melhorar os indicadores econômicos do país.