Eduardo Bolsonaro critica ida comitiva de senadores brasileiros aos EUA
Deputado afirmou que ação é um ‘desrespeito’ e que os parlamentares não falam em nome de Bolsonaro

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) criticou, nesta terça-feira(22), a ida de uma comitiva de senadores brasileiros aos EUA. A ideia do grupo é promover o diálogo com parlamentares americanos sobre a tarifa de 50% anunciada pelo governo norte-americano a produtos importados do Brasil.
“Trata-se de um gesto de desrespeito à clareza da carta do Presidente Trump, que foi explícito ao apontar os caminhos que o Brasil deve percorrer internamente para restaurar a normalidade democrática”, escreveu o parlamentar nas redes.
LEIA MAIS
O grupo, liderado pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), pretende embarcar na próxima semana, com mais sete senadores. A medida deve entrar em vigor no dia 1º de agosto e tem gerado preocupação entre autoridades e setores produtivos brasileiros.
O grupo é composto por uma gama de senadores da ala governista e da oposição, a exemplo dos senadores Marcos Pontes (PL-SP) e Tereza Cristina (PP-MS).
Eduardo, contudo, afirmou que nenhum dos parlamentares está autorizados a falar em nome de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), aliado de Trump.
O presidente americano citou os processos que Bolsonaro enfrenta na Justiça ao anunciar a taxação ao Brasil.
Ao R7, Trad destacou que a viagem tem caráter institucional e visa criar uma “ponte” entre os dois países para que o tema seja tratado pelos representantes do Executivo.
“Essa iniciativa me parece seguir o padrão de sempre: políticos que visam adiar o enfrentamento dos problemas reais, vendendo a falsa ideia de uma ‘vitória diplomática’ enquanto ignoram o cerne da questão institucional brasileira”, afirmou Eduardo.
Para o parlamentar, os senadores buscarem interlocução com os EUA sem que o Brasil tenha “retomado as liberdades fundamentais” é “vazio de legitimidade.
“O constrangimento se agrava com a presença de senadores ligados ao partido de Lula, político que sistematicamente adota posturas hostis aos EUA”, finalizou.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
