Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Em Abu Dhabi, Lula fala em parceria no comércio, nos esportes e na tecnologia

Também foram assinados documentos de acordo de ação climática e cooperação entre as escolas diplomáticas dos dois países

Brasília|Do R7, em Brasília, com informações da Agência Estado

Lula e o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed Al Nahyan
Lula e o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed Al Nahyan

Em passagem por Abu Dhabi, neste sábado (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu com o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed Al Nahyan. Na reunião, Lula falou em cooperação no comércio, nos esportes e na inteligência artificial. "A parceria entre nossos países está amparada em ricas conexões nas mais diversas áreas, traduzida nos números expressivos do nosso comércio, na cooperação em esportes e em inteligência artificial", disse.

A primeira visita de Lula ao país ocorreu em 2003. Na visita deste sábado, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), membro da comitiva brasileira no país, assinou memorando de entendimento entre o os Emirados e a Refinaria de Mataripe para a construção de uma planta de diesel verde e de querosene de aviação sustentável, com investimento de R$ 12 bilhões nos próximos dez anos. Os ativos da refinaria foram vendidos em 2021 para o Mubadala Capital, fundo financeiro de Abu Dhabi. 

Também foram assinados documentos de acordo sobre ação climática e para cooperação entre o Instituto Rio Branco, escola diplomática do Brasil, e a Academia Diplomática Dr. Anwar Gargash.

A previsão é que a comitiva brasileira desembarque em Brasília neste domingo (16).


Viagem à China

Antes da visita aos Emirados Árabes, Lula esteve na China e se reuniu na sexta-feira (14) com o presidente chinês, Xi Jinping, em Pequim. Durante o encontro, assinou acordos comerciais e de parceria, como a facilitação do comércio entre os dois países, a cooperação entre agências de notícias públicas e a colaboração para o desenvolvimento de tecnologias.

Lula desembarcou na China na quarta-feira (12). A visita da comitiva brasileira ao país começou em Xangai. O presidente participou da cerimônia de posse da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) como presidente do Novo Banco de Desenvolvimento, o banco do Brics. Depois, o petista se encontrou com empresários.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.