Lula encontra Zelensky e defende maior engajamento da ONU em negociação contra guerra
Para o brasileiro, diálogo para solucionar conflito entre Rússia e Ucrânia deve partir de condições de um cessar-fogo
Brasília|Do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou nesta quarta-feira (24) com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Nova York, onde os dois participam da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). A reunião foi um pedido de Zelensky, que convidou Lula a visitar a Ucrânia.
Lula defendeu maior engajamento da ONU na busca por uma solução negociada da guerra entre Rússia e Ucrânia, que já dura mais de três anos.
leia mais
O presidente do Brasil defendeu uma proposta que leve em conta a segurança dos dois lados. Lula acredita que o primeiro passo deveria ser o entendimento sobre as condições de um cessar-fogo.
O brasileiro lamentou o sofrimento enfrentado pelos ucranianos por causa do conflito e expressou apoio ao processo de diálogo direto entre as partes.
Zelensky, que tenta diálogo com outros países, agradeceu os esforços de Lula para encontrar caminhos para a paz.
“Tive uma reunião substancial com o Presidente do Brasil, Lula. Conversamos sobre a questão mais importante: os caminhos para alcançar uma paz real para a Ucrânia. Queremos a paz mais do que ninguém, e estou pronto para uma reunião com a Rússia no nível de líderes, mas a Rússia não demonstra disposição”, disse Zelensky pelas redes sociais.
O presidente ucraniano destacou que “é necessária uma forte pressão internacional para desbloquear o caminho para o diálogo”.
“Informei o presidente sobre a situação real na linha de frente e as tentativas manipuladoras da Rússia de criar uma impressão de vitórias militares”, destacou Zelensky.
Essa foi a segunda vez que Lula e Zelensky se encontraram pessoalmente. A primeira reunião entre os dois ocorreu em 2023, também durante a Assembleia Geral da ONU.
Tigre de papel
Na terça (23), Zelensky conversou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que mudou de posição em relação à guerra após o encontro. Na opinião de Trump, para acabar com o conflito, a Ucrânia deveria ceder territórios para a Rússia.
Em postagem na rede social, o norte-americano chamou a Rússia de tigre de papel e disse que passou a compreender totalmente a situação militar e econômica dos dois países. Segundo ele, com apoio da União Europeia, a Ucrânia pode lutar e conquistar todo o seu território de volta.
Perguntas e Respostas
Qual foi o encontro entre Lula e Zelensky?
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se encontrou com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em Nova York, durante a Assembleia Geral da ONU. A reunião foi solicitada por Zelensky.
Qual foi a posição de Lula sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia?
Lula defendeu um maior engajamento da ONU para buscar uma solução negociada para a guerra entre Rússia e Ucrânia, que já dura mais de três anos. Ele propôs que a solução leve em conta a segurança de ambos os lados.
Qual é o primeiro passo sugerido por Lula para a resolução do conflito?
O primeiro passo sugerido por Lula é o entendimento sobre as condições para um cessar-fogo.
Como Lula se posicionou em relação ao sofrimento dos ucranianos?
Lula lamentou o sofrimento enfrentado pelos ucranianos devido ao conflito e expressou apoio ao diálogo direto entre as partes envolvidas.
Qual foi a reação de Zelensky ao encontro com Lula?
Zelensky agradeceu os esforços de Lula para encontrar caminhos para a paz e destacou a importância do diálogo com outros países.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
