Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Em evento com catadores, Lula promete veto ao PL da Dosimetria e diz que extrema direita não vai voltar a governar o país; assista

Presidente também discursou sobre feitos do terceiro ano de mandato

Brasília|Do R7

  • Google News

Nesta sexta-feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou durante o evento “Natal dos Catadores e Catadoras”, em São Paulo, e declarou mais uma vez que irá vetar o PL da Dosimetria.

“Não podemos permitir que a democracia dê um passo para trás. Pela primeira vez na história desse país, nós temos um presidente e quatro generais presos por tentativa de golpe e agora eles querem anistia? [...] Com todo respeito aos deputados que aprovaram essa lei, mas eu vou vetar ela e se eles quiserem, que derrubem meu veto. [...] Têm que aprender que a democracia vence quem tem mais voto”, afirmou.


Sobre 2026, o presidente disse que “ainda não pode pensar em eleições, porque tem que trabalhar”. Mas disse: “Nós vamos dar uma surra em quem se meter a achar que a extrema direita vai voltar a governar esse país. Que venham. Que venha. Porque nós vamos desafiar”.

O presidente também utilizou o encontro para reafirmar as conquistas do terceiro ano de mandato: “Nós chegamos ao final do terceiro ano de mandato, com a menor inflação acumulada em quatro anos da história do Brasil, com o menor desemprego da história do país e com a maior faixa salarial da história do Brasil. Nós chegamos ao fim do terceiro mandato com a maior política de inclusão social que esse país já conheceu.” E desafiou os opositores a comparar suas conquistas com as dos outros presidentes brasileiros: “Pega desde Marechal Deodoro da Fonseca em 1889 e analisem todos os presidentes que vieram até a gente chegar aqui para ver se algum conseguiu fazer 50% do que fizemos em apenas três anos nesse país.”


Ele ainda exaltou os feitos do governo na área da saúde, especialmente o programa Mais Acesso a Especialistas.

“Agora o pobre vai ter o direito de acessar a mesma máquina que o presidente Trump dos Estados Unidos. Agora quando vocês tiverem que fazer tratamento do câncer e precisarem fazer radioterapia, vocês terão uma máquina igual a que tem o presidente da China, igual a que tem o presidente dos Estados Unidos, igual a que tem o presidente Lula, igual a que tem o ministro de Saúde. Porque o nosso governo vê que pobre é gente e que ele tem que ser tratado como gente e com respeito”, disse.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.