Em Paris, Brasil aproveita Olimpíadas para divulgar turismo esportivo e atrair visitantes
A Embratur e o Sebrae anunciaram que, em parceria, são os patrocinadores oficiais da Casa Brasil na capital francesa
Brasília|Victoria Lacerda, do R7, em Brasília
Em Paris, o Brasil aproveitará o fluxo de visitantes e estrangeiros que acompanharão os Jogos Olímpicos para divulgar e atrair novos visitantes interessados no turismo esportivo brasileiro. A expectativa é de que cerca de 15 milhões de pessoas visitem a Casa Brasil, estrutura montada para divulgar os principais destinos com esse foco. No Parc La Villette, serão realizadas apresentações culturais, gastronomia e artesanato, entre sexta-feira (26) e 11 de agosto.
A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) anunciaram que, em parceria, são os patrocinadores oficiais da Casa Brasil na capital francesa. O anúncio foi feito no Rio de Janeiro, na quarta-feira (17), durante um evento realizado pelo (COB) Comitê Olímpico Brasileiro, organizador do espaço que será o território da cultura e do esporte do Brasil na França durante os 17 dias da competição.
Ao R7 o presidente do Sebrae, Décio Lima, destacou a expectativa de ter na Casa Brasil mais uma oportunidade de promoção do país no exterior e de fortalecer as micro e pequenas empresas brasileiras lá fora (veja o vídeo abaixo).
“Ações como esta são estratégicas para a geração de emprego e renda. Em fevereiro, as micro e pequenas empresas foram responsáveis por gerar aproximadamente 58% das vagas de empregos criadas no Brasil. Do total de 306 mil postos, os pequenos negócios realizaram 177 mil novas contratações. Neste contexto, os microempreendedores individuais são indispensáveis na consolidação do Brasil como destino referência no mundo”, declarou.
De acordo com Décio, enquanto os atletas se esforçam para trazer o máximo de medalhas para o Brasil, a equipe da Agência, junto ao Sebrae e demais parceiros, dará o seu melhor para levar as potências brasileiras ao mundo, por meio da cultura, música, gastronomia e artesanato, dentro da programação da Casa Brasil.
LEIA TAMBÉM
O espaço de 5 mil metros quadrados fica localizado ao norte de Paris, no Parc La Villete, e será um ponto de encontro de cerca de 15 milhões de pessoas do mundo inteiro, entre torcedores, atletas, autoridades, celebridades e turistas de todas as nações, que poderão conhecer um pouco mais do nosso país.
Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a Casa Brasil será um elo de conexão do nosso povo com o mundo. “Praticamente todos os países que possuem delegações de atletas nas Olimpíadas também possuem as suas casas, espaços onde os atletas recebem o carinho do público, mas também onde os visitantes de todo o planeta podem conhecer um pouco da música, da gastronomia, da cultura daquele país”, explicou.
Freixo lembrou que cerca de 15 milhões de pessoas devem passar por Paris ao longo da competição, e que a grande maioria delas visitará as casas dos países, mas a nossa deve ser especial. “A Embratur está preparando, junto com os demais parceiros do COB, a melhor Casa Brasil da história, e quem nos visitar vai sair com um gostinho de ‘quero mais’, a vontade de conhecer de perto a alegria e a diversidade do povo brasileiro”, reforçou.
A Casa Brasil funcionará durante todos os dias da Olimpíada, das 13h às 22h, e será palco de apresentações culturais e musicais, e das comemorações de cada medalha conquistada pelo Brasil. Além disso, será um espaço para receber autoridades internacionais.
A estrutura
A Casa Brasil conta com áreas interna e externa. A parte interna tem dois andares, um primeiro piso de 2 mil m², com estrutura de palco e ativações permanentes que serão utilizadas pela Embratur para a promoção de destinos brasileiros. Há ainda uma estrutura central para a exibição da gastronomia.
No segundo andar são 500 m², que terão área VIP, salas de reunião e estúdio de gravação. Essa parte interna da casa será toda ambientada com ar condicionado, proporcionando bem-estar aos visitantes.
Na parte externa, que terá 3 mil m², haverá um gramado sintético onde vão ocorrer diversas atividades, como transmissão de jogos, shows e apresentações culturais, acompanhadas da gastronomia brasileira.
Toda a estrutura atenderá aos requisitos de acessibilidade e sustentabilidade, com redução de emissão de carbono.
Casa de imersão
Além de levar aos visitantes a sensação de estar em algum destino brasileiro, a Casa Brasil pretende instigar uma verdadeira imersão brasileira a quem passar por lá. Em todas as áreas (externas e internas), as cores brasileiras destacam os ambientes.
Os visitantes também terão acesso a uma parede de escalada, pista de skate, quadra de areia, parede instagramável com plantas brasileiras ao fundo e um túnel imersivo que, por meio de painéis, levará nossa brasilidade aos olhos do mundo.