Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Em reunião de chanceleres nos EUA, Lula lança chamado pela reforma da governança global

Presidente deve discursar no evento, que vai ocorrer nesta quarta (25) pela primeira vez na sede da Organização das Nações Unidas

Brasília|Do R7, em Brasília

Em discurso, Lula cobrou reforma da ONU, em Nova York Ricardo Stuckert/PR - 24.09.2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará, nesta quarta-feira (25), da segunda reunião de chanceleres do G20, o grupo que reúne as principais economias do mundo. Trata-se da primeira vez na história que o encontro será na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos. Na ocasião, o Brasil lançará um chamado pela reforma da governança global.

Leia mais

Há expectativa sobre o tom do discurso por parte do presidente brasileiro.

“Principalmente à estrutura e a reforma das Nações Unidas, mas também uma parte de arquitetura financeira e da Organização Mundial do Comércio. A concentração é mais nas questões de governança”, disse o secretário de Assuntos Multilaterais Políticos do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Carlos Márcio Cozendey.

Durante a 79ª Assembleia Geral da ONU, o brasileiro cobrou a reforma da instituição. O petista apontou os seguintes pontos críticos:


― Transformação do Conselho Econômico e Social no principal foro para o tratamento do desenvolvimento sustentável e do combate à mudança climática, com capacidade real de inspirar as instituições financeiras;

― Revitalização do papel da Assembleia Geral, inclusive em temas de paz e segurança internacional;


― Fortalecimento da Comissão de Consolidação da Paz e a reforma do Conselho de Segurança, com foco em sua composição, métodos de trabalho e direito de veto, de modo a torná-lo mais eficaz e representativo das realidades contemporâneas.

A agenda de Lula também contará com reuniões bilaterais e o retorno ao Brasil. Nos próximos dias, o presidente assina atos no âmbito do programa Invest Impacto, do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), da cerimônia de posse da ministra de Cidadania e Direitos Humanos, Macaé Evaristo, e depois, no próximo domingo (29), embarca para o México.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.