Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Embaixada anuncia partida de trem para evacuar Kiev; brasileiros podem embarcar

Chefia de estação de trem foi avisada sobre saída das pessoas de Kiev e vai tentar facilitar evacuação de emergência

Brasília|Alan Rios, do R7, em Brasília

Estação de trem em Kiev que vai receber população em risco
Estação de trem em Kiev que vai receber população em risco Estação de trem em Kiev que vai receber população em risco

A Embaixada do Brasil em Kiev, na Ucrânia, anunciou aos brasileiros que estão no país que um trem partirá da capital para uma evacuação de emergência nesta sexta-feira (25). O anúncio visa retirar os cidadãos da cidade, que foi atacada pela Rússia hoje, mas não garante que todos os interessados vão conseguir embarcar.

Segundo a embaixada, "a chefia da estação está avisada do assunto, e buscará atender os cidadãos brasileiros e latino-americanos". O trem parte às 22h da Estação Central de Kiev com destino à cidade de Chernivtsi, no oeste do país, e os interessados devem chegar com antecedência, levando apenas o essencial. Não é necessário comprar bilhetes.

"A situação de segurança e de disponibilidade de transporte na cidade é instável e sujeita a mudanças repentinas, de modo que não é possível garantir a partida ou lugares suficientes. Prioridade deverá ser dada a mulheres, crianças e idosos", divulgou a embaixada. Outra dificuldade está na chegada. O governo brasileiro também informou que "há problemas com a falta de hospedagem, transporte para a fronteira e longas filas na imigração".

"Os cidadãos que decidirem escolher essa viagem o farão por conta e risco próprio. A embaixada terá condições mínimas de prestar ajuda durante o trajeto até a fronteira com a Romênia, embora esteja sendo negociada a possibilidade de que o Conselho Regional de Chernivtsi ofereça transporte até a fronteira."

Já a Embaixada do Brasil em Bucareste, na Romênia, vai informar às autoridades locais os nomes e números de documento de todos aqueles que embarcarem no trem, para tentar auxiliar nos trâmites para entrada na Romênia. "A embaixada em Bucareste tentará, ainda, contratar ônibus para trasladar os cidadãos brasileiros até a capital romena", divulgou o órgão.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.