Embaixada dos EUA reage a prisão de Bolsonaro: ‘Profundamente preocupados’
O órgão traduziu e republicou uma publicação do vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau na plataforma X
Brasília|Do R7

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil se manifestou, por meio de sua conta no X, sobre a prisão do ex-presidente da República Jair Bolsonaro. Na plataforma, o órgão traduziu o escrito pelo vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, que afirmou que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes é um “violador de direitos humanos” e que os EUA estão “profundamente preocupados”.
“O juiz Moraes, um violador de direitos humanos sancionado, expôs o Supremo Tribunal Federal do Brasil à vergonha e ao descrédito internacional ao desrespeitar normas tradicionais de autocontenção judicial e politizar de forma escancarada o processo judicial”, afirmou Landau.
Leia Mais
“Os Estados Unidos estão profundamente preocupados diante de seu mais recente ataque ao Estado de Direito e à estabilidade política no Brasil: a provocativa e desnecessária prisão do ex-presidente Bolsonaro, que já estava em prisão domiciliar sob forte vigilância e com rígidas restrições de comunicação. Não há nada mais perigoso para a democracia do que um juiz que não reconhece limites para seu poder”, completou.
A embaixada não tecia críticas públicas a Moraes desde o dia 22 de setembro, véspera do encontro entre Trump e Lula na ONU. Na ocasião, o órgão compartilhou uma publicação do secretário de Estado, Marco Rubio.
“Os Estados Unidos estão sancionando uma rede-chave de apoio ao violador de direitos humanos Alexandre de Moraes, incluindo sua esposa e a holding deles, o Instituto Lex. Que isto sirva de aviso a quem ameace os interesses dos EUA protegendo e respaldando atores estrangeiros como Moraes: vocês serão responsabilizados”, escreveu Rubio.
Mais cedo, o advogado do presidente Donald Trump, Martin de Luca, também teceu críticas à prisão de Bolsonaro, declarando que Moraes acabou com a diplomacia de Lula, após decretar a prisão preventiva do ex-presidente.
“Enquanto a equipe de Lula tenta desesperadamente reconstruir a confiança com os EUA, Moraes faz tudo o que pode para provar por que foi sancionado“, escreveu ele. “Se o Brasil quer credibilidade no exterior, talvez devesse começar por pôr a sua própria casa em ordem, porque, neste momento, um homem está desfazendo o trabalho de todos os outros em tempo real.”
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp















