Empossados, deputados concluem formação de blocos e se preparam para eleição da Mesa; entenda
Vão ser escolhidos 11 nomes para a Mesa Diretora; a expectativa é que Arthur Lira (PP-AL) seja reconduzido à presidência da Casa
Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília
Os 513 deputados empossados nesta quarta-feira (1ª) para a nova legislatura se preparam para a votação da nova Mesa Diretora da Câmara Federal. Três parlamentares disputam a presidência, mas a expectativa é que Arthur Lira (PP-AL) seja reconduzido ao cargo ainda no primeiro turno.
O cronograma da eleição prevê uma reunião de lideranças às 14h para oficializar as chapas. Além do presidente, são eleitos o vice, segundo vice e quatro secretários. O registro das candidaturas se encerra às 15h30, e é dado início ao sorteio da ordem de votação dos candidatos na urna eletrônica.
Concorrem com Lira os deputados Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marcel van Hattem (Novo-RJ), sem chance de eleição. O grupo do atual presidente contabiliza cerca de 500 votos a favor da reeleição do alagoano. Se o resultado se concretizar, ele se torna o presidente da Câmara com mais votos desde a redemocratização do país.
Esse cenário só é possível porque Lira tem apoio tanto do PT — do presidente Luiz Inácio Lula da Silva — quanto do PL — do ex-presidente Jair Bolsonaro.
Cargos na Mesa Diretora
A costura com Lira é para que o deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP) fique com a primeira vice-presidência, seguido por Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) na segunda vice. Nas secretarias ficam Luciano Bivar (União-PE), Maria do Rosário (PT-RS), Júlio César (PSD-PI) e Lúcio Mosquini (MDB-RO).
A votação está marcada para começar às 16h30. Cada parlamentar se dirige a uma das cabines de votação e faz a escolha, que é secreta. Os computadores foram instalados tanto dentro do Plenário da Câmara quanto na parte externa, no Salão Verde.