Governo federal volta atrás e servidores vão fazer expediente reduzido na véspera do 7/9
Expediente dos órgãos localizados na Esplanada e seus anexos vai ser encerrado às 17h; servidores do GDF terão ponto facultativo
Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília
Após anunciar ponto facultativo, o governo federal voltou atrás, e servidores vão cumprir expediente reduzido nesta quarta-feira (6), véspera do feriado do Dia da Independência. Segundo portaria assinada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, o expediente dos órgãos localizados na Esplanada e seus anexos vai ser encerrado às 17h. Os servidores que estão em teletrabalho devem cumprir o horário normal. Enquanto isso, o governo do Distrito Federal (GDF) decretou ponto facultativo na véspera do feriado, assim como na sexta-feira (8).
De acordo com o governo, a decisão vale para todos os agentes públicos, inclusive estagiários, que trabalham na Esplanada dos Ministérios. A chefia de cada setor vai assegurar o funcionamento integral de serviços considerados essenciais ou estratégicos, inclusive durante o feriado nacional.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
A decisão sobre os servidores do GDF foi publicada em edição extra do Diário Oficial nesta segunda-feira (4). A medida, no entanto, não se aplica a áreas consideradas essenciais, como saúde, segurança, vigilância sanitária, fiscalização tributária, comunicação, assistência social, fiscalização de proteção urbanística, fiscalização do consumidor e limpeza urbana.
Desfile da Independência
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) espera a participação de 30 mil pessoas nas festividades do dia 7 de setembro. Segundo a pasta, o desfile terá quatro eixos temáticos, e temas como a vacinação e a defesa da Amazônia vão ganhar destaque. O tradicional show aéreo da Esquadrilha da Fumaça está mantido como um dos pontos altos do evento.
Segundo o ministro da Secom, Paulo Pimenta, o slogan da comemoração deste ano será "Democracia, soberania e união". "Nossa mensagem principal, com esta celebração nacional, é a de união das pessoas, das famílias", completa.
A previsão é que o evento dure cerca de duas horas. Entre outras atrações estão previstas a execução do Hino Nacional, a tradicional passagem das Forças Armadas — Marinha, Exército e Aeronáutica —, além da apresentação de escolas do Distrito Federal e de profissionais do Corpo de Bombeiros.
Na tribuna de honra do presidente estarão cerca de 200 convidados, entre ministros, chefes de Poderes e representantes das Forças Armadas.