Governo do Distrito Federal decreta ponto facultativo em 6 e 8 de setembro
Medida não se aplica a áreas consideradas essenciais, como saúde, segurança, vigilância sanitária, comunicação e assistência social
Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília
O Governo do Distrito Federal decretou ponto facultativo para a quarta-feira (6) e para a sexta-feira (8), ou seja, para o dia anterior e posterior ao feriado da Independência do Brasil. Em edição extra do Diário Oficial publicada nesta segunda-feira (4), ficam estabelecidas as folgas para os servidores e empregados da administração pública direta e indireta da capital federal.
A medida, no entanto, não se aplica a áreas consideradas essenciais, como saúde, segurança, vigilância sanitária, fiscalização tributária, comunicação, assistência social, fiscalização de proteção urbanística, fiscalização do consumidor e limpeza urbana.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
O desfile do 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios está programado para receber cerca de 30 mil pessoas, incluindo autoridades. A segurança, segundo a governadora em exercício, Celina Leão (PP), será reforçada.
O decreto segue a decisão do governo federal, que definiu que nesta quarta-feira (6) não haverá expediente na Esplanada dos Ministérios. Segundo uma portaria assinada pela ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, "em caráter excepcional, no dia 6 de setembro de 2022 não haverá expediente para as unidades administrativas dos órgãos e das entidades da administração pública federal localizadas na Esplanada dos Ministérios".
Desfile da Independência
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom) divulgou que o desfile terá quatro eixos temáticos, como a vacinação e a defesa da Amazônia. O tradicional show aéreo da Esquadrilha da Fumaça está mantido como um dos pontos mais aguardados do evento, que é aberto ao público.