Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Entenda a explicação de Toffoli após PF apontar suspeição do ministro no Caso Master

Agora, presidente do Supremo Tribunal Federal, Edson Fachin, deve decidir se mantém magistrado como relator dos processos na Corte

Brasília|Do R7, em Brasília

  • Google News
Pedido de suspeição de Dias Toffoli foi encaminhado ao STF após análise do celular de dono do Master Rosinei Coutinho/STF - 25.02.2025

Após a PF (Polícia Federal), que investiga o caso do Banco Master, ao STF (Supremo Tribunal Federal), apontar a suspeição de Dias Toffoli para relatar o processo na Corte, o gabinete do ministro se pronunciou.

Por meio de nota, Toffoli sustentou que, juridicamente, a PF não tem legitimidade para fazer pedido de declaração de suspeição nesse caso e que essa afirmação se baseou em “ilações”.


A PF pediu ao presidente do Supremo, ministro Luiz Edson Fachin, que afastasse Toffoli da função de relator nos processos do Master. A solicitação se deu após análise do celular de Daniel Vorcaro, dono da instituição financeira.

Leia Mais

O conteúdo inclui mensagens, áudios, fotografias e registros de aplicativos, como diálogos com autoridades. Entre os dados identificados estariam documentos com menções a Toffoli e a outros ministros do STF.


Na segunda-feira (9), a PF encaminhou a Fachin um relatório com esses detalhes, e o presidente da Corte determinou que Toffoli se manifestasse a respeito das informações apresentadas.

A suspeição é um instrumento jurídico que questiona a imparcialidade de um magistrado para julgar um processo. Nesses casos, a orientação é de que o juiz deixe de analisar a ação. Agora, o presidente do STF deve decidir se vai manter Toffoli com o caso ou se vai afastá-lo da relatoria.


Leia o posicionamento de Toffoli:

“O gabinete do ministro Dias Toffoli esclarece que o pedido de declaração de suspeição apresentado pela Polícia Federal trata de ilações.

Juridicamente, a instituição não tem legitimidade para o pedido, por não ser parte no processo, nos termos do artigo 145 do Código de Processo Civil. Quanto ao conteúdo do pedido, a resposta será apresentada pelo ministro ao presidente da Corte."

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.