Entidades formam parceria para impulsionar desenvolvimento de micro e pequenas indústrias
SIMPI e IPEM/SP vão desenvolver iniciativas conjuntas de pesquisa e inovação tecnológica
Brasília|Do R7, em Brasília
O Sindicato da Micro e Pequena Indústria (SIMPI) e o Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM/SP) anunciaram uma parceria voltada para o desenvolvimento de iniciativas conjuntas de pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico de micro e pequenas empresas.
As entidades assinaram um Protocolo de Intenções que formaliza um Acordo de Parceria.
O texto, que é regido pelas leis federais e estaduais de inovação, busca incentivar a interação entre instituições científicas e o setor produtivo, além de estimular a colaboração entre entes públicos e privados.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Segundo dados da pesquisa SIMPI/Datafolha, 34% das micro e pequenas indústrias apontam a falta de recursos financeiros como a principal dificuldade para investir em inovação tecnológica para as empresas, seguido de mão-de-obra capacitada (18%) e incerteza sobre retorno (11%).
Para Joseph Couri, presidente do SIMPI, a medida vai impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico das indústrias. "Essa parceria reflete o compromisso do SIMPI em fortalecer a categoria, proporcionando benefícios tangíveis para nossos associados e para o estado como um todo", explica.
O prazo inicial é de 12 meses, mas podem ser prorrogados mediante aditivo. Encontros técnicos serão marcados entre as entidades para definir um plano de trabalho e medidas para viabilizar os objetivos previstos.
O Superintendente do IPEM-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior, afirma que a instituição preza por apoiar as micro e pequenas indústrias e a expansão dos laboratórios é uma iniciativa para contribuir para isso.
"Buscamos compreender os desafios enfrentados pelas pequenas empresas e nos posicionamos como um ponto de apoio. Estamos expandindo nossos laboratórios com o objetivo de auxiliar essa categoria a alcançar maior competitividade. Contamos com a parceria do SIMPI para cumprir essa missão", afirma Guerson.