Escola oferece educação humanizada para pessoas em situação de vulnerabilidade no DF
Escola Meninos e Meninas do Parque trabalha com a proposta de resgatar a autoestima de crianças, adolescentes, jovens e adultos
Brasília|Paloma Castro*, do R7, em Brasília
A Escola Meninos e Meninas do Parque, localizada no estacionamento 6 do Parque da Cidade, trabalha com a proposta de resgatar a autoestima dos alunos por meio da educação humanizada. A unidade de ensino atende 214 alunos em situação de vulnerabilidade e coloca o estudante como o protagonista da própria história.
Com um corpo docente de 28 profissionais, as aulas são ministradas no turno matutino para crianças e jovens de até 18 anos. No período da tarde, as turmas são direcionadas para adultos. As classes vão do ensino fundamental até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O planejamento pedagógico do local tem a missão de promover a reintegração escolar e a convivência comunitária. As aulas e atividades são feitas de maneira coletiva, sem deixar de considerar a individualidade de cada um.
"Enxergamos que cada indivíduo é único e merece ser respeitado. A avaliação, o ritmo e o tempo de cada um são considerados. Os professores adaptam as atividades sempre que necessário. Entendemos que a escola é um espaço de pertencimento e, por isso, o acolhimento é fundamental", destaca Amelinha Araripe, diretora da Escola Meninos e Meninas do Parque.
A partir do procedimento de acolhimento e o reforço a uma educação individualizada, que dialoga com a convivência no coletivo, é que os estudantes se sentem mais motivados a concluir os estudos para concretizar seus objetivos profissionais.
"Aqui eu me sinto bem e acolhido. Não sou discriminado, Foi uma boa oportunidade de voltar aos estudos, o que é essencial hoje em dia", contou o aluno Amâncio Ferreira, 54 anos, que retomou os estudos em 2020 e cursa atualmente o EJA.
Leia também
Para Marcelo Cardoso, que voltou a frequentar a sala de aula depois de 20 anos, a sensação é de recuperar um sonho. "Eu sei o valor dos estudos e retomei para terminar o ensino médio e ser psicólogo no futuro", afirmou.
Cuidado e proteção com os alunos
Após a efetivação da matrícula do aluno, a Escola entrega um kit higiênico contendo toalha, sabonete e camisa para que ele tome banho e se troque no local todos os dias. Foi a partir desse tratamento de autocuidado com os alunos que Leandro, de 36 anos, se sentiu transformado no dia a dia.
"A escola pode mudar uma pessoa. Eu vejo isso claramente. A escola aqui me deu um tratamento especial e me acolheram muito bem", contou Leandro que sonha em ser Engenheiro Mecânico.
Os interessados em frequentar a Escola Meninos e Meninas do Parque podem se matricular a qualquer momento do ano. Para saber mais informações, basta entrar em contato pelo número 61 3901-7780.