Escolas do DF podem cancelar aulas por causa da fumaça, diz Secretaria de Educação
Duas escolas já suspenderam as aulas nesta segunda-feira (16); gestores devem avaliar risco à saúde da comunidade escolar
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília
Escolas em áreas próximas a queimadas poderão cancelar as aulas desta segunda-feira (16) devido à alta concentração de fumaça no Distrito Federal. A orientação é da Secretaria de Educação, que reforçou que os gestores devem avaliar a necessidade da suspensão conforme o impacto nas unidades de ensino. “Caso a gestão da escola identifique riscos à saúde da comunidade escolar, está autorizado a suspender temporariamente as atividades, garantindo, posteriormente, a apresentação de um calendário de reposição das aulas”, disse em nota.
Veja Mais
Segundo a pasta, até o momento o Centro de Ensino Médio da Asa Norte e o Centro de Ensino Fundamental 1 do Lago Norte suspenderam as aulas. “Reforçamos que a segurança e o bem-estar de alunos e profissionais são prioridades, e a Secretaria acompanha a situação por meio das Regionais de Ensino”, informa.
Na manhã desta segunda-feira (16) diversas áreas do Distrito Federal amanheceram encobertas por uma nuvem de fumaça, resultado de um grande incêndio que atingiu o Parque Nacional no domingo (15). Segundo o CBMDF (Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal), 52 militares, 20 agentes do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), sete viaturas, duas aeronaves e um drone foram mobilizados para o controle das chamas, que continua nesta segunda (16). Uma reunião entre os órgãos de combate aconteceu nesta manhã para discutir as próximas ações.
Um vídeo enviado para a produção da RECORD BRASÍLIA mostra a densidade da fumaça no Lago Norte (DF). Moradores da região relatam que, em dias normais, é possível ver outras áreas da cidade. No Eixo Rodoviário de Brasília, conhecido como “Eixão”, a fumaça prejudicava a visibilidade dos motoristas e já ocupava a pista desde a madrugada.
Suspensão de atividades na UnB
Uma mensagem interna da UnB (Universidade de Brasília) afirma que a instituição cancelou todas as atividades presenciais nesta segunda-feira (16) devido às “condições climáticas adversas [...] resultantes das queimadas no Parque Nacional de Brasília, que afetam a saúde e a segurança da comunidade acadêmica e administrativa”. Segundo o comunicado, os dirigentes devem tomar providências para garantir a preservação e o funcionamento dos serviços essenciais da instituição.
“Os dirigentes das unidades que mantêm atividades ininterruptas deverão estabelecer plantões e escalas de serviços, de forma a evitar prejuízos a essas unidades e às comunidades atendidas”, afirma o documento.
Ainda segundo o ato, a comunidade acadêmica e administrativa deve procurar abrigo em locais seguros, distantes das áreas afetadas pelas queimadas, e seguir as recomendações de saúde e segurança emitidas pelas autoridades competentes.
Mais cedo a Biblioteca Central da UnB, que é aberta ao público, também suspendeu o funcionamento devido à fumaça que entrou no prédio. O comunicado foi feito nas redes sociais da BCE.