Esquema de segurança do STF para 7/9 deve ser parecido com anos anteriores
Representantes da Corte vão participar de reunião com o Gabinete de Mobilização Institucional para tratar do tema às 14h
Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em Brasília
No primeiro 7 de Setembro do governo Lula, o Supremo Tribunal Federal deverá manter o esquema de segurança de anos anteriores, como ter o reforço de outros tribunais, a barreira de drones, que já é constante na praça dos Três Poderes, e a proibição de circulação de qualquer veículo. Também não há previsão para a retirada das grades ao redor do prédio.
Representantes da Corte vão participar de uma reunião com o Gabinete de Mobilização Institucional do Governo do DF, às 14h, para tratar do tema e alinhar os pontos de segurança. De acordo com fontes ouvidas pelo R7, não há indicação de um novo ataque como o de 8 de janeiro.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
O Ministério da Justiça vai disponibilizar o uso da Força Nacional para prestar apoio durante os desfiles. O número do efetivo ainda vai ser definido. O pedido de reforço foi feito pelo Governo do Distrito Federal, por meio de um ofício enviado ao ministro Flávio Dino e reforçado em uma reunião com o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli.
De acordo com a governadora em exercício do DF, Celina Leão (PP), a celebração vai contar com mais policiamento do que a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em janeiro. Ao todo, serão mais de 2.500 homens — da Polícia Civil e da Polícia Militar —, que vão atuar na Esplanada dos Ministérios e nas proximidades. Segundo dados do governo federal, são esperadas 30 mil pessoas.