Governo do DF pede apoio da Força Nacional para desfile de 7 de setembro
Ofício foi enviado ao Ministério da Justiça pela governadora em exercício, Celina Leão, nessa quinta-feira
Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília
A governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), solicitou ao Ministério da Justiça o apoio da Força Nacional para o desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios. O ofício foi enviado nessa quinta-feira (31) e segundo Celina, o apoio seria uma forma de “prevenção” contra eventuais protestos ou atos de violência durante o evento.
Acidente na montagem do desfile de 7 de Setembro deixa um morto e três feridos em Brasília
“É realmente prevenir, para que as pessoas possam vir e se sentir seguras no dia 7 de setembro”, disse a governadora. O ofício foi enviado ao ministro Flávio Dino e reforçado em uma reunião com o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli.
De acordo com Cappelli, ainda será decidido o número de homens da Força Nacional que vão atuar durante o evento. “A Força Nacional é uma força complementar. Eu repito o que eu disse durante toda a intervenção: eu tenho plena confiança na Polícia Militar do Distrito Federal, na Polícia Civil e nas forças de segurança do DF”, disse o secretário-executivo.
Durante a reunião, também foi discutida a criação do Gabinete de Mobilização Institucional, que tem o objetivo de acompanhar os eventos do Dia da Independência. O grupo, que será formado por órgãos do GDF e do governo federal, servirá para alinhar informações entre as pastas.
Um acidente durante a montagem da estrutura para a comemoração do desfile de 7 de setembro, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, deixou um trabalhador morto e outros três feridos, nessa quinta-feira (31).
Em nota, o Ministério da Justiça e Segurança Pública informou que vai atender o pedido da governadora em exercício, Celina Leão, e disponibilizará a Força Nacional de Segurança Pública para prestar apoio durante os desfiles de 7 de Setembro. "O efetivo será definido em reunião do Gabinete de Mobilização Institucional, criado pelo GDF, para definir a estratégia de atuação durante o evento", disse a pasta.