Chuva atingiu residências no Sol Nascente, no DF
Reprodução / Record TVÓrgãos do Governo do Distrito Federal seguem trabalhando neste domingo (20) na remoção dos pertences dos afetados pelos alagamentos ocorridos no fim de semana na região do Sol Nascente (DF). De acordo com a Coordenação de Gestão de Segurança, a previsão é que os imóveis que tiveram as estruturas comprometidas pela vazão da água sejam demolidos nesta segunda-feira (21).
A água arrastou veículos, destruiu vias e invadiu casas. Moradores relataram perderam bens após as tempestades. O governador reeleito do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi até a região para inspecionar os estragos e prometeu retirar as famílias que estão em local de risco.
Em Ceilândia, a Administração Regional realizou uma limpeza nas áreas atingidas pelas chuvas. Segundo o administrador da região, Antônio José, obras de pavimentação serão realizadas após o período chuvoso.
Durante a semana passada, temporais deixaram moradores do Distrito Federal assustados com a quantidade de alagamentos em pontos da cidade. Segundos especialistas, os alagamentos, que não são comuns na capital, têm acontecido pela troca de áreas verdes por asfalto, algo comum em cidades em desenvolvimento. Muito asfalto e falta de áreas verdes atrapalham o escoamento da água.
Com o aumento das chuvas, a Barragem do Descoberto subiu de 34,9% para 38,5% em apenas cinco dias. O reservatório abastece mais da metade da população do Distrito Federal. Especialistas costumam reforçar a importância do reservatório para Águas Lindas e outras regiões.