Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Evento com investidores aborda necessidade de regulamentar redes sociais

Brazilian Regional Markets trouxe avaliação do setor de comunicação sobre o tema; evento focou em discutir desenvolvimento regional

Brasília|Bruna Lima, do R7, em Brasília

Evento sobre desenvolvimento econômico regional acontece nesta quarta em Brasília
Brazilian Regional Markets mostra oportunidades de investimentos regionais

O Brazilian Regional Markets, evento sobre desenvolvimento regional que reúne investidores, políticos e o setor de comunicação, discutiu nesta quarta-feira (3) a necessidade de regulamentar as redes sociais. O tema foi trazido por representantes da área de comunicação com o objetivo de aprofundar o debate junto aos empresários brasileiros e congressistas.

LEIA MAIS

Presidente da Abratel (Associação Brasileira de Rádio e Televisão) e superintendente da RECORD, Marcio Novaes falou sobre a discussão travada atualmente no Brasil e no mundo em relação às redes sociais. Reconhecendo a importância das plataformas e das novas tecnologias, Novaes ponderou sobre a necessidade de regramentos, sobretudo quando as atividades começam a coincidir com o papel dos veículos de imprensa.

“É fundamental que se discuta tecnologia, que haja regras, mas que sejam democráticas e não criem barreiras que impeçam o desenvolvimento e nem sejam injustas para quem está investindo no Brasil dos brasileiros e quem produz aqui”, afirmou Novaes.

O debate foi trazido ao evento com o intuito de apresentar a discussão à iniciativa privada, como destacou o diretor-executivo da TV Vitória, Felipe Caroni. “A gente conversa muito sobre isso entre os veículos. Para o público empresarial, precisamos ajudar a formar a opinião da importância dessa regulação”. Caroni defendeu o equilíbrio de competitividade entre quem gera conteúdo e os veículos.


O superintendente de Rede na RECORD, André Dias, exemplificou que os veículos pagam mais de 90 tipos de contribuições, além de serem taxados sobre a receita, ficarem responsáveis sobre o conteúdo e até poderem ser penalizados pela Justiça.

“As demais plataformas, não. Então, não existe essa regulamentação pesada sobre as plataformas como ocorre com os veículos de massa. Quando se traz todo mundo para o debate, você tem a sobrevivência de um pilar que é extremamente importante: a comunicação.”


O senador Eduardo Gomes (PL-TO) participou do evento e lembrou que o tema está em destaque no Senado. “Esse é um debate que permanece. Parte da nossa vida — da parte econômica, geração de emprego, segurança, saúde — mudou muito para o meio digital. É preciso regulamentar, mas mantendo as condições de crescimento, liberdade de expressão e de segurança do direito do cidadão.”

O evento

Investidores, políticos e representantes do setor de comunicação se reuniram em Brasília nesta quarta-feira (3) em evento voltado a debater o desenvolvimento regional para além do eixo São Paulo-Rio de Janeiro. O Brazilian Regional Markets, realizado pela Apex Partners em parceria com a RECORD e EQI Investimentos, buscou mostrar oportunidades de investimento nos estados de Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo.

Foram discutidos temas ligados à macroeconomia e política com líderes públicos e empresariais, com foco nas oportunidades de negócio presentes nos “tigres brasileiros”, nome atribuído à região envolvendo os três estados. No ano passado, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo apresentaram um crescimento médio do PIB de 4,2% em 2023, enquanto a média nacional foi de 2,9%.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.