Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Evento no DF incentiva a vacinação contra a poliomielite neste domingo

Crianças de até 5 anos devem ser imunizadas; serviço é gratuito e promovido no DF pela Secretaria de Saúde com apoio do Rotary

Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília

  • Google News
A ação é gratuita e acontece no Eixão do Lazer
A ação é gratuita e acontece no Eixão do Lazer

O Rotary Internacional promove neste domingo (29) um evento no Distrito Federal para ressaltar a importância da vacinação contra a poliomielite. A campanha conta com o apoio da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, que vai disponibilizar um carro com o imunizante, além da presença do Zé Gotinha. A ação é gratuita e acontece no Eixão do Lazer, na altura das quadras 208/209 Norte.

Os organizadores ressaltam que todas as crianças de até 5 anos de idade devem ser imunizadas. O serviço é gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "Vacinar é um ato de amor", diz o comunicado do grupo.


Saiba mais: Ministra da Saúde alerta para alto risco de retorno da poliomielite por causa da queda na vacinação

O Rotary Internacional é referência no combate à poliomielite, e trabalha com as colaborações da Organização Mundial da Saúde, UNICEF, Fundação Bill e Melinda Gates e governos do todo o mundo.


Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram


O Dia Mundial de Combate à Poliomielite é comemorado em 24 de outubro.A cobertura vacinal da doença no Brasil, no entanto, está abaixo da meta de 95% desde 2015. Dados de 2022 revelam que apenas 77,2% da população recebeu a vacina, o que acende um alerta para a possibilidade de a doença, considerada eliminada desde 1994, voltar. O último caso de pólio no país foi registrado em 1989.

Números no DF

O Distrito Federal não alcança a meta de cobertura vacinal contra a pólio desde 2017. Dados do Ministério da Saúde informam que, em 2022, 78,33% da população foi imunizada. Segundo a Secretaria de Saúde do DF, a cobertura para o calendário infantil, de menores de 2 anos, foi de 68,8% de janeiro a abril deste ano. O último caso registrado no DF foi em 1987.


Poliomielite

Segundo o Ministério da Saúde, a poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos, e, em casos graves, pode causar paralisia dos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção, e todas as crianças menores de 5 anos devem ser vacinadas.

A vacina oral contra a poliomielite, conhecida popularmente como "gotinha", deve ser substituída por uma versão injetável nos próximos anos. A iniciativa é uma forma de reforçar a proteção contra a doença e evitar uma maior propagação do vírus no ambiente.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.