Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Exclusivo: secretário de turismo do DF explica mudanças em Brasília para aumentar a visitação

Capital federal recebeu 110 mil turistas internacionais no ano; Cristiano Araújo destaca a realização de grandes eventos como principal impulso

Brasília|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Brasília se consolidou como um destino turístico com 110 mil turistas internacionais em 2025.
  • Secretário de turismo, Cristiano Araújo, destaca grandes eventos como motor de aumento na visitação.
  • Mudanças na cidade incluem reestruturação de transporte, segurança e benefícios fiscais para comércio.
  • Turismo corporativo é foco da secretaria, sendo um segmento rentável e com alta demanda de consumo.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Brasília encerrou o ano de 2025 como um destino turístico consolidado, com cada vez mais visitantes do Brasil e do exterior. Em entrevista exclusiva à RECORD NEWS nesta segunda-feira (23), Cristiano Araújo, secretário de turismo do Distrito Federal, destaca a realização de grandes eventos como o principal impulso para uma maior visitação da cidade. A capital federal recebeu shows, jogos de futebol, festivais e feiras de negócios.

“A gente vem organizando toda a cidade no que diz respeito à segurança, ao transporte, à logística. Fizemos toda uma reestruturação para hotéis, bares e restaurantes no que diz respeito aos impostos”, explica Araújo sobre as mudanças propostas pelo governo. “A parte cívica a gente demonstra a história naturalmente, a parte de arquitetura, mas fomos criando outros produtos para podermos alavancar o turismo”, completa.


Cristiano Araújo veste terno azul e camisa clara com gravata texturizada, posicionado diante de um fundo azul com elementos gráficos geométricos
Turismo 'é a vocação de Brasília', diz secretário em entrevista exclusiva Reprodução/Record News

Brasília recebeu 110 mil turistas internacionais no ano anterior, representando um aumento de 62%. Para o secretário, o resultado vem do investimento em promoção da cidade durante a participação em feiras de negócios — nacionais e internacionais.

“A gente não leva só Brasília cívica, de Oscar Niemeyer, dos monumentos, mas levamos também as nossas cachoeiras, nossas aldeias, fazendas e vinícolas”, diz. Araújo ressalta ainda a reabertura do autódromo da capital federal e a realização de grandes eventos no estádio Mané Garrincha como fortes geradores de renda para a população, com a movimentação de hotéis, restaurantes e empregos.


O turismo corporativo é um dos principais focos da secretaria por ser um dos mais rentáveis, segundo ele. “A gente investe muito nisso porque a gente entende que o ticket médio do turista desses eventos é alto, então, quer dizer, ocupa a rede hoteleira e acaba consumindo em todos os sistemas de turismo”, explica.

Sobre desafios do setor, o secretário opina que o receptivo da cidade poderia passar por melhorias, pois essa é a primeira imagem que o turista recebe. “Brasília é uma cidade de serviço, mas eu vejo o turismo lá como futuro, porque é uma atividade limpa, sustentável, é com gente, e é a vocação de Brasília”, conclui.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.