Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Exposição ‘Brasília, a Arte do Planalto’ será inaugurada no Museu Nacional nesta quarta

Entre os itens expostos estão documentos históricos, como o croqui original do Plano Piloto

Brasília|Do R7, em Brasília

Exposição ‘Brasília, a Arte do Planalto’ será inaugurada no Museu Nacional nesta quarta-feira
Exposição ‘Brasília, a Arte do Planalto’ Divulgação/Evandro Prado/Brasília, a Arte do Planalto

Nesta quarta-feira (25), será inaugurada a exposição “Brasília, a Arte do Planalto” no Museu Nacional da República, em Brasília. Organizada pela FGV (Fundação Getulio Vargas) em parceria com o IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa), a mostra tem curadoria de Paulo Herkenhoff, com cocuradoria de Sara Seilert. A exibição estará aberta ao público até 24 de novembro.

A exposição explora o surgimento de Brasília como uma obra de arte coletiva, apresentando mais de 200 peças de 100 artistas. Segundo Herkenhoff, a concepção da mostra percorre um arco histórico que vai desde a criação da cidade até os movimentos contemporâneos em defesa da democracia e da liberdade.

LEIA TAMBÉM

“Se Brasília é uma epopeia internacional, sua história cultural reflete a trajetória de brasileiros e brasilienses ao longo de seis décadas”, afirmou o curador.

Em entrevista à RECORD, Paulo Herkenhoff afirmou que a exposição apresenta Brasília como uma cidade que surge com o desejo de se tornar uma obra-prima da cultura brasileira. Ele destacou que, nesse contexto, se reuniram os maiores nomes da arquitetura, do paisagismo e do planejamento urbano.


Entre os itens expostos estão documentos históricos, como o croqui original do Plano Piloto, assinado por Lúcio Costa, e o manuscrito de Oscar Niemeyer sobre o monumento dedicado ao ex-presidente Juscelino Kubitschek (JK). A exposição também homenageia a escritora Vera Brant, pioneira na capital, ressaltando o papel feminino na história de Brasília.

Outros destaques incluem o diploma de candango, concedido por JK aos operários que ajudaram a construir a nova capital, e uma rica seleção de materiais que retratam a transferência do poder do Rio de Janeiro para o planalto central.

O Museu Nacional da República, localizado na Esplanada dos Ministérios, foi escolhido para abrigar a exposição devido à sua importância arquitetônica. Projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 2006, o museu é uma construção monumental, com uma cúpula semiesférica que mede 25 metros de raio, e sua base, 35,55 metros de raio, com uma altura de 26,25 metros.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.