FAB explode helicóptero usado para garimpo ilegal em Terra Indígena Yanomami
Segundo a polícia, a aeronave transportava equipamentos e suprimentos essenciais para o garimpo ilegal
Brasília|Rute Moraes, do R7, em Brasília
A FAB (Força Aérea Brasileira) destruiu na quarta-feira (9), com explosivos, um helicóptero que era usado para garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, em Campos Novos, uma clareira no Estado de Roraima.
A ação, conforme a FAB, foi feita em conjunto com a PF (Polícia Federal) e o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Trata-se de uma ação coordenada pela Casa Civil, no combate aos crimes ambientais.
O helicóptero era usado de forma clandestina e com uma matrícula falsa. Segundo a polícia, a aeronave transportava equipamentos e suprimentos essenciais para o garimpo ilegal, como o mineral cassiterita, considerado valioso, combustível de aviação e mantimentos.
A operação, conforme as autoridades, ainda resultou na apreensão de aproximadamente 500 quilos de cassiterita.
A ação da Casa Civil começou em março deste ano e dura até o momento. Conforme a pasta, a operação gerou cerca de R$ 219 milhões em prejuízos para o garimpo ilegal.
Nesse período, foram realizadas 2,1 mil operações, que resultaram na apreensão e destruição de equipamentos e recursos essenciais para as atividades ilegais.
Entre os itens mais relevantes destruídos estão 21 aeronaves, 102 antenas de internet via satélite Starlink, 45 pistas de pouso clandestinas e 836 motores. Além disso, foram inutilizadas 100 toneladas de cassiterita, 259 geradores e 322 acampamentos clandestinos.