Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Faixas exclusivas para ônibus são liberadas após pane no Metrô-DF

Medida é válida para rodovias distritais e vias urbanas; decisão foi tomada pelo Detran e Departamento de Estradas de Rodagem

Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

Estrada Parque Taguatinga (EPTG), no Distrito Federal
Estrada Parque Taguatinga (EPTG), no Distrito Federal Estrada Parque Taguatinga (EPTG), no Distrito Federal

Após a interrupção da circulação do metrô no Distrito Federal, nesta terça-feira (28), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e o Departamento de Trânsito (Detran) liberaram as faixas exclusivas de ônibus para circulação geral de veículos leves. A medida é válida nas rodovias distritais e nas vias urbanas do Distrito Federal.

A liberação começou a valer às 10h desta terça e permanecerá até que o funcionamento do metrô seja normalizado. A decisão inclui os corredores da estrada Parque Taguatinga (EPTG), estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB), Setor Policial e nas W3 Sul e Norte.

Segundo o DER, a decisão foi tomada para desafogar o fluxo de veículos que se acumulou nas vias, após a interrupção do metrô. A Companhia do Metropolitano do Distrito Federal (Metrô-DF) informou que o fechamento das estações foi provocado por atos de vandalismo e furto de cabos de energia.

Em nota, o Metrô-DF afirmou que os cabos de fibra ótica foram rompidos, o que causou um problema de sinalização, interrompendo a circulação de trens. O sistema de Sinalização e Controle é responsável por enviar a informação da localização de cada trem na via para o Centro de Controle. O sistema impede a aproximação de trens e, por segurança, reduz a velocidade de tráfego em determinado trecho quando há falha.

Publicidade

Leia também: Estações do Metrô amanhecem fechadas no DF nesta terça-feira

De acordo com a secretaria, “os técnicos estão monitorando o sistema e orientando as concessionárias para que ofereçam mais viagens nas linhas e horários mais demandados”. Não há previsão para retomada do serviço.

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.