Fake news com Haddad: AGU notifica Facebook para remoção de vídeo falso
Vídeo usa Inteligência Artificial para anunciar supostos impostos sobre pré-natal e bets
Brasília|Do R7
A AGU (Advocacia-Geral da União) notificou, nesta quinta-feira (9), o Facebook para que a rede social remova um vídeo falso feito com Inteligência Artificial que mostra o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, falando afirmações que ele nunca fez. Mais cedo, o governo negou que o vídeo fosse verdadeiro.
A notificação da AGU é extrajudicial e pede que a remoção seja feita em até 24 horas. Segundo os advogados da União, o vídeo vai contra as políticas de uso do Facebook, que vedam a utilização da plataforma para finalidades ilegais.
Leia mais
Caso não seja removido, a AGU pede que o vídeo pelo menos seja tarjado para informar que foi gerado por IA e tem conteúdo alterado. “A postagem, manipulada por meio de inteligência artificial, contém informações fraudulentas e atribui ao ministro declarações inexistentes sobre a criação de um imposto incidente sobre animais de estimação e pré-natal”, diz a notificação.
Segundo a AGU, é perceptível que se trata de um vídeo falso. “A análise do material evidencia a falsidade das informações por meio de cortes bruscos, alterações perceptíveis na movimentação labial e discrepâncias no timbre de voz, típicas de conteúdos forjados com o uso de inteligência artificial generativa.”
O vídeo que circula nas redes sociais mostra Haddad anunciando uma suposta criação de impostos sobre exames de pré-natal, animais de estimação e premiações de apostas esportivas, as chamadas bets. O vídeo foi criado por meio de deep fake.