Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Falas de Lula sobre Israel geram conflito ideológico desnecessário, diz Frente Parlamentar Evangélica

Presidente comparou os ataques de Israel ao grupo terrorista Hamas com o genocídio sofrido pelos judeus durante o Holocausto

Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília


'Comprometem a política internacional', diz Frente
'Comprometem a política internacional', diz Frente Ricardo Stuckert/PR - 17.02.2024

A FPE (Frente Parlamentar Evangélica) do Congresso Nacional repudiou comentários do presidente Lula sobre Israel e afirma que falas "comprometem a política internacional de forma desnecessária". Lula comparou os ataques de Israel ao grupo terrorista Hamas com o genocídio sofrido pelos judeus durante o Holocausto durante viagem à Etiópia.

A Frente afirma que a comparação provoca um "conflito ideológico desnecessário". "Com a ressalva do respeito às pessoas que inocentemente morrem, Israel, ao contrário de Hitler, está exercendo o seu direito de sobreviver diante de um grupo com o objetivo de eliminar os judeus", discorre.

Além disso, complementa não ser "justo" uma nação se manter passiva diante de ataques e que a Frente "respeita a presidência da República, mas entende que verbalizações

desequilibradas, além de não representarem o pensamento da maioria dos brasileiros, comprometem a política internacional de forma desnecessária".


A declaração de Lula foi dada durante entrevista coletiva depois da participação do presidente na 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, em Adis Abeba, capital da Etiópia. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza, com o povo palestino, não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler decidiu matar os judeus”, afirmou o petista.

Repercussões

Lula foi considerado "persona non grata" em Israel que haja uma retratação sobre as declarações feitas por ele. Diante disso, o embaixador do Brasil em Tel Aviv, Frederico Meyer, foi chamado por Lula para voltar ao Brasil para consultas.

O presidente se reuniu na manhã desta segunda-feira (19) no Palácio da Alvorada com diversos membros do governo, entre eles Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Jorge Messias (Advocacia-Geral da União) e Celso Amorim (Assessor Especial). A reunião envolveu também a presença de Marco Aurélio Santana Ribeiro (chefe de gabinete) e de Fernando Igreja (cerimonial).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.