Fazenda e Casa Civil se reúnem nesta terça-feira para traçar caminhos sobre ajuste de contas
Segundo Haddad, o governo deve analisar nesta tarde o relatório final da LDO e debater alternativas à MP do IOF
Brasília|Bruna Pauxis, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Ministério da Fazenda e a Casa Civil se reunirão nesta terça-feira (21) para deliberar sobre a análise do relatório final da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2026 e traçar possíveis rotas alternativas após a rejeição da MP (Medida Provisória) do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).
A informação foi comunicada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante coletiva de imprensa que ocorreu nesta manhã. “A Casa Civil e a Fazenda estão hoje estudando o assunto, antes da viagem do presidente, para que nós possamos encaminhar a questão do fechamento do orçamento”, afirmou Haddad.
Leia Mais
O ministro ressaltou a importância da MP que caducou e que agora é preciso encontrar outro meio para equilibrar as contas. “A medida provisória que perdeu vigência tratava de temas relevantes, relativos tanto a despesas primárias quanto a despesas e gastos tributários. Portanto, precisamos equacionar o orçamento, levar a questão à apreciação do Congresso, e os presidentes das duas Casas [Legislativas] estão cientes de que precisamos encontrar um meio para ajustar as contas de forma apropriada”, completou.
Haddad indicou que o governo espera ter uma definição até o início da tarde desta terça-feira sobre as medidas para o ajuste fiscal do país e o orçamento do próximo ano, abrangendo a LDO e as alternativas à MP do IOF. O ministro acrescentou que a Fazenda já demonstrou compromisso com o centro da meta orçamentária.
“No ano passado, tínhamos margem para investir R$ 20 bilhões a mais do que investimos. E não utilizamos esse valor, pois entendemos que o compromisso com as contas públicas é o que está proporcionando ao Brasil crescimento com baixa inflação e baixo desemprego”, declarou.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarca ainda hoje para a Ásia, onde cumprirá agenda de reuniões com empresários e autoridades na Indonésia, além de participar da 47ª Cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático), na Malásia. Questionado se o anúncio sobre o orçamento teria que aguardar o retorno do presidente, Haddad negou, garantindo que a decisão deve ser divulgada hoje.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
