Festival vai preparar jovens para apresentar políticas públicas a deputados do DF
Laboratório do Favela Sounds elegerá 15 lideranças de diferentes regiões administrativas do DF para mapear problemas públicos
Brasília|Rossini Gomes, do R7, em Brasília
Quinze jovens liderenças de periferias de diferentes regiões administrativas do Distrito Federal terão a missão de apresentar aos deputados distritais um documento com sugestões de soluções para problemas públicos que afetam a população nos mais diferentes segmentos. O grupo será selecionado pelo Festival Internacional de Cultura de Periferia (Favela Sounds) e criará a proposta em conjunto após discussões que serão feitas ao longo de três semanas. Interessados devem se inscrever no "LAB Meu Lugar é o Mundo" entre 7 e 17 de junho pela internet.
Os selecionados serão divulgados no dia 22 de junho, pelo site do festival. Os encontros serão feitos virtualmente de 27 de junho a 18 de julho (às segundas e às quartas-feiras, das 18h às 21h) e terão a participação de convidados-especialistas para aprofundar os debates em temas como tecnologia e racismo algorítmico, diversidade, educação, território e mobilidade, segurança pública e outros. O objetivo é qualificar e ampliar a presença da juventude no debate público.
"Vamos pensar em estratégias para um DF melhor e mais justo. Para isso, nosso critério de seleção será a diversidade, pois não podemos fugir disso. Tudo de forma equilibrada e pensando na diversidade, porque a experiência de cada um vai fazer a diferença na construção do documento", detalha a professora de Direitos Humanos Maíra de Deus Brito, que trabalhará com o grupo de 15 jovens.
De acordo com Guilherme Tavares, um dos criadores do festival, esta é a primeira vez que o Favela Sounds cria esse projeto no Distrito Federal. "Já fizemos outros laboratórios em áreas técnicas da criatividade, como grafite, e do empreendedorismo, mas esse, sobre participação social, é o primeiro. A motivação vem do tema da edição [Cuidado e participação: Favela Sounds é pertencimento]", afirmou.
A data da audiência que vai apresentar os problemas e as soluções aos deputados distritais na Câmara Legislativa do DF ainda será definida. "Nossa vontade é convidar todos os mandatos, de esquerda ou de direita, e que a maior quantidade de parlamentares possam comparecer", completou Guilherme Tavares.
"É importante colocar a juventude com quem propõe políticas públicas, para que essas lideranças sintam-se mais empoderadas", acrescentou, Guilherme. "Pensam que a juventude não está nem aí para a política, mas a juventude está conectada, e esse documento vai mostrar isso", complementou Maíra de Deus Brito.