Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fiscalização do licenciamento dos veículos com placas de final 1 e 2 começa em 1º de outubro no DF

Donos dos automóveis têm até a véspera para renovar documentação; multa para quem estiver irregular é de R$ 293,47

Brasília|Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Posto do Detran no Shopping Popular
Posto do Detran no Shopping Popular Posto do Detran no Shopping Popular

A partir de 1º de outubro, os motoristas de carros cujas placas têm final 1 e 2 terão de circular com o licenciamento de 2022 no Distrito Federal. A fiscalização terá início e os agentes do Departamento de Trânsito vão verificar se os proprietários dos veículos estão portando o documento digital.

Desde o ano passado, o licenciamento só está disponível em versão digital, ou seja, por meio de aplicativo no celular. Quem quiser, no entanto, pode imprimir uma cópia física. Para ter acesso à documentação, é preciso pagar o IPVA, a taxa de licenciamento e quitar as multas pendentes.

Com isso, o acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo em meio digital (CRLV-e) é liberado no portal de serviços do Detran e também no aplicativo Detran Digital ou Carteira Digital de Trânsito.

Neste a ano, a partir do dia 1º de cada mês, o Detran vai avançar no calendário de fiscalização por final de placa. Dirigir verículo sem licenciamento é classificado como infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Quem comete a infração, soma sete pontos na carteira, tem o veículo recolhido e tem de pagar multa de R$ 293,47. A frota no Distrito Federal é de 1,9 milhão de automóveis. Desses, 37,5% (734,3 mil) já renovaram o licenciamento, segundo o Detran DF.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.