Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fluxo no Aeroporto de Brasília cresce 28% em relação a 2021

Balanço da Inframérica mostra que em 2022 houve um movimento de 13,4 milhões de passageiros e 126 mil pousos e decolagens

Brasília|Karla Beatryz*, do R7, em Brasília

O Aeroporto Internacional de Brasília encerrou 2022 com um fluxo de 13,47 milhões de passageiros e mais de 126 mil pousos e decolagens. O balanço divulgado nesta terça-feira (17) pela Inframérica mostra que o número representa um aumento de 28% em relação a 2021, quando houve 10,49 milhões de passageiros e mais de 102,9 mil poucos e decolagens.

Os dados colocam o terminal brasiliense como o terceiro aeroporto mais movimentado do país, ficando atrás apenas dos de Guarulhos e Congonhas, ambos em São Paulo. Apesar do aumento, os números ainda se reduziram em 19% em relação a 2019, antes da pandemia de Covid-19. A retomada de três destinos internacionais (Miami, Orlando e Buenos Aires) também contribuiu para o aumento de 350% do número de passageiros em comparação a 2021.

Os voos para Lisboa, Panamá, Cancún, Miami, Orlando e Buenos Aires somaram um tráfego internacional de 2.844 pousos e decolagens e de 407.067 passageiros, entre embarques e desembarques. Em relação aos voos domésticos, o aeroporto atendeu, durante o último ano, a 45 cidades brasileiras.

O vice-presidente da Inframérica, Juan Djedjeian, explica que o Aeroporto de Brasília é o único terminal aéreo com ligação para todas as capitais do Brasil. “Isso possibilita o acesso aos principais centros urbanos, uma conexão e integração com o interior”, conta. Em 2022, o aeródromo também conquistou a certificação nível 2 em relação à redução das emissões de carbono, concedida pelo Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC).

Publicidade

Leia também: Janeiro será movimentado no Aeroporto de Brasília

A premiação reconhece o esforço da administradora em reduzir as emissões de carbono no terminal. Em 2022, a Inframérica divulgou, ainda, o início das obras para um projeto de expansão da zona aeroportuária de Brasília, que inclui um shopping e um centro de logística. “Nossa meta é oferecer aos passageiros a melhor experiência no nosso aeroporto”, afirma Djedjeian.

*Estagiária sob supervisão de Fausto Carneiro.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.