Futuro ministro anuncia embaixadora como primeira secretária-geral do Itamaraty
Informação foi repassada nesta quarta-feira (14) por Mauro Vieira, indicado para chefiar o Ministério das Relações Exteriores
Brasília|Plínio Aguiar e Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília
O futuro ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou nesta quarta-feira (14) que a embaixadora Maria Laura da Rocha vai ocupar o cargo de secretária-geral do Itamaraty, o segundo posto na hierarquia da pasta. Ela será a primeira mulher a exercer a função.
O anúncio foi feito pelo futuro ministro durante coletiva de imprensa no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede da equipe de transição, em Brasília. O nome da diplomata, segundo Vieira, teve a aprovação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Vieira informou, ainda, que o ministro Ricardo Monteiro, também presente na coletiva, será chefe de gabinete. Monteiro é, atualmente, diretor do Departamento de Política Econômica, Financeira e de Serviços do Ministério das Relações Exteriores.
Formação
Maria Laura da Rocha é carioca e formada em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi a 24ª mulher a ser promovida embaixadora no Brasil, em 2008, e atuou como representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) e do braço da ONU para Alimentação e Agricultura (FAO).
Leia também
Ela ingressou no Itamaraty em 1977 e passou por postos na Itália e na Rússia — na época, ainda União Soviética — além de ter integrado o governo do ex-presidente Lula, como chefe de gabinete do ministro das Relações Exteriores.