Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Fux diz que STF priorizou processos para 'salvar vidas'

Ministro destacou atuação da Corte durante a pandemia e para preservar a democracia

Brasília|Renato Souza, do R7, em Brasília

Luiz Fux, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal)
Luiz Fux, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Luiz Fux, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal)

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) afirmou que a Corte priorizou em 2021 processos que "visaram a salvar vidas", valorizando a ciência e "rechaçando o negacioanismo". Em discurso no encerramento do ano no Judiciário, o magistrado destacou o combate à pandemia de Covid-19.

De acordo com Fux, a pandemia "arrefeceu" neste ano, mas ainda não acabou, o que exige atuação constante do poder público. "No segundo ano da pandemia, este Supremo Tribunal Federal novamente priorizou processos que visaram a salvar vidas e a garantir a saúde dos brasileiros, sempre valorizando a ciência e rechaçando o negacionismo", disse. 

O magistrado destacou também decisões que tiveram impacto político, e que visaram garantir a execução das leis e a preservação da ordem democrática. "Ao longo do último ano, esta suprema Corte e o poder Judiciário como um todo também enfrentaram ameaças retóricas, que foram combatidas com a união e a coesão de seus ministros, e ameaças reais, enfrentadas com posições firmes e decisões corajosas desta Corte. Os ministros desta Corte tiveram sensibilidade e sensatez para colocar a defesa das instituições e da democracia brasileira à frente de quaisquer outros objetivos", completou o magistrado.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.