Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Garimpeiros atacam base do Ibama na Terra Yanomami, em Roraima

Grupo furou o bloqueio e atirou contra agentes, nesta quinta (23); durante a troca de tiros, um invasor foi baleado e detido pela PF

Brasília|Do R7, em Brasília

Policiais federais durante operação contra garimpo ilegal na Terra Yanomami
Policiais federais durante operação contra garimpo ilegal na Terra Yanomami Policiais federais durante operação contra garimpo ilegal na Terra Yanomami

Garimpeiros atacaram a base federal do Ibama instalada há duas semanas na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, nesta quinta-feira (23). De acordo com o governo federal, criminosos armados furaram o bloqueio montado no rio Uraricoera e atiraram contra agentes do Ibama que haviam abordado uma das embarcações.

Na troca de tiros, um dos garimpeiros ficou ferido e foi detido pela Polícia Federal por atacar servidores públicos.

"Os criminosos desciam o rio em sete 'voadeiras' de 12 metros carregadas de cassiterita. O carregamento de minério roubado da terra indígena foi identificado por drones operados pelo Ibama. Após o ataque, os criminosos fugiram", afirmou o governo.

De acordo com o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, o ataque criminoso foi programado. "Todos aqueles que tentarem furar o bloqueio serão presos. Acabar com o garimpo ilegal é uma determinação do presidente Lula", afirmou.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.