GDF amplia jornada para 40 horas semanais em duas secretarias
Secretaria de Saúde e de Desenvolvimento Social tornam definitiva a mudança do regime por conta do enfrentamento à Covid-19
Brasília|Priscila Mendes, do R7, em Brasília
Para complementar o serviço essencial ao enfrentamento à Covid-19, o GDF (Governo do Distrito Federal) tornou definitiva a ampliação da carga horária para 40 horas semanais de servidores da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Desenvolvimento Social. A decisão e os nomes dos profissionais selecionados podem ser consultados no Diário Oficial do DF desta segunda-feira (3).
A maioria dos 600 servidores da Secretaria de Saúde que serão afetados com a jornada dobrada exercem a função de técnico em enfermagem. Com a medida, eles dobram não somente a jornada de trabalho, mas também a renda salarial no fim do mês de forma definitiva.
O mesmo acontece com os profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Social. Com a nova carga horária, que antes era de 30 horas, os mais afetados serão os assistentes administrativos.
Reivindicação
Para suprir a carência dentro das unidades públicas do DF e atender às reivindicações da categoria, o secretário de Economia do DF, José Itamar Feitosa, já tinha sinalizado, no dia 30 de dezembro do ano passado, que assinaria uma portaria determinando a ampliação definitiva da carga horária da Secretaria de Saúde.
Para reforçar o atendimento para os pacientes com Covid-19, os servidores da Secretaria de Saúde já estavam trabalhando com o regime dobrado de 40 horas semanais em caráter provisório, desde março de 2021.