Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília
Publicidade

GDF assina parceria com instituição americana para tratamento de câncer

Foco é em câncer de colo de útero e de mama; GT vai ser estabelecido

Brasília|Do R7, em Brasília

Colaboração deve melhorar tratamento e prevenção (Divulgação/Assessoria Eduardo Pedrosa - Arquivo/Divulgação/Assessoria Eduardo Pedrosa - Arquivo)

O GDF (Governo do DF) assinou um Memorando de Colaboração em parceria com a instituição americana GHC (Global Health Catalyst) em Washington - EUA neste sábado (8). A Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Câncer da CLDF (Câmara Legislativa do DF) também fez parte do acordo, que visa fortalecer as áreas de oncologia, principalmente na prevenção e tratamento do câncer de colo do útero e de mama.

LEIA TAMBÉM

A parceria foi findada pela vice-governadora Celina Leão e pelo deputado distrital Eduardo Pedrosa (União), presidente da Frente, e tem o intuito melhorar a infraestrutura de saúde do DF. Um Grupo de Trabalho será criado para que a equipe seja escolhida e os treinamentos possam começar.

Em entrevista exclusiva ao R7, Celina explica que a parceria deve definir uma meta de atuação no DF e que o intuito é otimizar o tratamento de câncer. “Quando você melhora o método de testagem, você consegue identificar mais rápido, e a prevenção de um câncer inicial é totalmente diferente de um câncer avançado. Temos a possibilidade de tratar melhor e de salvar vidas”, completa.

A colaboração pretende implementar programas avançados de rastreamento e prevenção, expandir o acesso à mamografia e outras modalidades de imagem e fortalecer campanhas de conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. Além disso, a parceria deve trazer melhorias ao novo Centro Oncológico de Brasília.

Publicidade

O Memorando vai permitir investimentos em diversas áreas, como pesquisa colaborativa em genômica do câncer e medicina de precisão, doenças cardiovasculares e saúde da mulher. Está previsto um treinamento em metodologia de pesquisa, por meio de cursos certificados virtuais ou presenciais, workshops e bolsas de pesquisa.

Essa parceria vai auxiliar em projetos de melhoria da qualidade nas instituições de saúde locais, com foco na redução de atrasos no diagnóstico e tratamento e na melhoria do cuidado ao paciente.

Publicidade

Pedrosa reforça a necessidade de um esforço compartilhado. “É preciso um trabalho conjunto com todos os pesquisadores e governantes globais para que todos nos esforcemos, uns com os outros, compartilhando as estratégias comprovadas e as que tivermos desenvolvido no combate à doença, buscando colaborações e troca de informações para salvar mais vidas contra o câncer.”

Global Health Catalyst

O GHC é uma iniciativa de impacto global, promovendo colaborações em saúde para o desenvolvimento e implementação de tecnologias avançadas no tratamento do câncer e outras doenças crônicas. Com sede em instituições líderes como Harvard e Johns Hopkins, o Global Health Catalyst tem sido um pilar na extensão global da iniciativa Câncer, acelerando os avanços no tratamento da doença em nível mundial.

Desde 2015, as cúpulas anuais do GHC têm implementado colaborações significativas, incluindo o apoio ao estabelecimento de centros de câncer e a promoção de ensaios clínicos multicêntricos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.