GDF começa a recolher créditos de cartões de transporte público a partir desta quinta-feira
Com a medida estabelecida, os cartões de transporte parados há mais de um ano vão perder a validade
Brasília|Do R7, em Brasília
O Governo do Distrito Federal (GDF) vai recolher os créditos de vale-transporte e cartão mobilidade que estão parados há mais de 1 ano a partir da próxima quinta-feira (2). A medida da Secretaria de Transporte foi publicada no Diário Oficial do DF no final de janeiro e regulamentada por portaria.
Com a regra, os créditos terão validade de 1 ano a partir do dia da compra. Para consultar os créditos, os usuários podem acessar a conta pelo aplicativo do BRB Mobilidade.
Segundo a pasta, os saldos expirados serão revertidos para "a manutenção do equilíbrio econômico-financeiro do Sistema de Transporte Público Coletivo". O secretário do transporte, Valter Casimiro, afirmou que os saldos expirados serão investidos com o objetivo de evitar o aumento no preço das passagens de ônibus.
Leia também
Os casos de vendas de créditos também foram justificativa da pasta e a medida evitaria fraudes no sistema de bilhetagem. “O cartão não foi feito para câmbio negro. Para que não fique valendo como crédito financeiro”, disse a governadora em exercício, Celina Leão (PP).
De acordo com a Secretaria de Transporte, é estimado que R$ 75 milhões em créditos estejam parados em cartões ativos no Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) e outros R$ 22 milhões em saldos expirados.