GDF cria protocolo de segurança para evento em Brasília sobre o 8 de Janeiro
‘Um abraço em defesa da democracia’ marca dois anos dos atos; presidente Lula participa
Brasília|Giovanna Inoue, do R7, em Brasília
A SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Distrito Federal elaborou um PAI (Protocolo de Ações Integradas) com o esquema de segurança previsto para o ato “Um abraço em defesa da democracia”, do segundo aniversário dos ataques do 8 de Janeiro. O evento está programado para começar às 12h30, na Praça dos Três Poderes, em Brasília, seguido de uma cerimônia no Palácio do Planalto, que contará com a presença do presidente Lula.
LEIA TAMBÉM
Segundo a SSP, o PAI “estabelece ações de segurança pública, visando a preservação da ordem pública, a mobilidade e a prestação dos serviços públicos, conforme atribuições legais dos órgãos locais e federais envolvidos”. O documento foi elaborado em uma reunião de trabalho que ocorreu na segunda-feira (6), com representantes da segurança dos órgãos dos Três Poderes. Medidas de reforço serão adotadas nas áreas anfitriãs dos eventos.
O ato é aberto ao público, e haverá triagem de segurança para acesso à Praça dos Três Poderes. Objetos cortantes ou perfurantes (como garrafas de vidro), armas de qualquer tipo, hastes de bandeira e qualquer outro material que possa trazer risco não serão permitidos. A entrada será feita a partir da Avenida José Sarney, em frente ao Congresso Nacional.
O efetivo de segurança na Esplanada dos Ministérios será reforçado pela PMDF (Polícia Militar do DF), e tropas especializadas vão ficar a postos para atuar caso exista necessidade. O GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da presidência da República vai ficar responsável pela segurança na área interna do Palácio do Planalto e no evento externo da Praça.
A PMDF também ficará responsável pelas ações de trânsito, com apoio do Detran (Departamento de Trânsito). A via N1, na altura do Ministério da Justiça e Segurança Pública será fechada até a via L4, nas proximidades do 1º Grupamento de Bombeiro Militar (1º GBM/CBMDF). A via S1, na altura da Avenida José Sarney, próximo do Ministério das Relações Exteriores até a Praça dos Três Poderes também será isolada. Os fechamentos estão previstos para iniciar às 9h e seguir até o término do evento, ou conforme avaliação das equipes técnicas.
Atos nesta quarta
Nesta quarta-feira (8), a Praça dos Três Poderes, em Brasília, será palco do segundo aniversário dos ataques do 8 de Janeiro. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará de uma agenda repleta de atos públicos e simbólicos que pretendem ressaltar a recuperação e a memória democrática, que incluem obras restauradas e ‘abraço da democracia’.
Os atos começarão na Sala de Audiências do Palácio do Planalto, às 9h30, com a reintegração de obras de arte restauradas após os atos golpistas. Entre elas, destaca-se um raro relógio do século XVII, trazido ao Brasil por D. João VI em 1808. Como mostrou a reportagem, a peça foi recuperada na Suíça, sem custos para o governo brasileiro, a tempo para a comemoração. O relógio, que tem apenas dois exemplares no mundo, havia sido destruído durante os ataques de 2023.