Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

GDF decreta ponto facultativo em 6 de setembro

Medida foi confirmada um dia depois do anúncio da dispensa na esfera federal

Brasília|Jéssica Moura e Carlos Eduardo Bafutto, do R7, em Brasília

Palácio do Buriti, sede do poder Executivo do DF
Palácio do Buriti, sede do poder Executivo do DF Palácio do Buriti, sede do poder Executivo do DF

O governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou ponto facultativo para a admistração pública no Distrito Federal na véspera do feriado da Independência. Com isso, ficará a cargo dos gestores definir se haverá ou não expediente em 6 de setembro.

A medida foi publicada no Diário Oficial do DF desta sexta-feria (2). O ato especifica que a dispensa não abrange setores essenciais, como saúde, segurança, vigilância sanitária, fiscalização tributária, comunicação, assistência social, fiscalização de proteção urbanística, fiscalização do consumidor e de limpeza urbana.

"As unidades responsáveis por atendimentos essenciais aos cidadãos deverão manter escalas de modo a garantir a prestação ininterrupta dos serviços", diz o texto.

Leia também

A determinação foi publicada um dia depois que o Ministério da Economia anunciou a que não haverá expediente na Esplanada dos Ministérios na mesma data. De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União dessa quinta-feira (1º), a medida foi tomada em razão de medidas de segurança na área.

Publicidade

O local será palco do Desfile Cívico-Militar de Comemoração do Bicentenário da Independência do Brasil. Está prevista também uma manifestação em apoio ao presidente Jair Bolsonaro. A portaria determina ainda que caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades assegurar a integral preservação e o funcionamento dos serviços considerados essenciais ou estratégicos.

As ações coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública envolvem o trabalho de 29 órgãos locais e federais para preservar sobretudo a área na Esplanada dos Ministérios. O desfile cívico está marcado para as 8h, e manifestações em apoio ao governo federal devem ocorrer a partir das 13h.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.