Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

GDF terá dificuldades financeiras se novas regras fiscais forem aprovadas, diz Ibaneis

Governador afirma que inclusão de Fundo Constitucional do DF na proposta vai reduzir recursos

Brasília|Fabiola Souza, do R7, e Yuri Achcar, Record TV Brasília

Governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha
Governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha Governador do Distrito Federal Ibaneis Rocha

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), está preocupado com a inclusão do Fundo Constitucional do DF no projeto das novas regras fiscais. De acordo com o emedebista, se o projeto for votado da maneira que está, o governo terá problemas para pagar a folha dos servidores, além de não conseguir fazer novas contratações. A proposta vai reduzir os recursos que são destinados à manutenção das áreas de segurança pública, saúde e educação da capital.

Ainda segundo o governador, o objetivo é trabalhar para que o Congresso Nacional retire o trecho que trata do Fundo Constitucional do projeto do arcabouço fiscal. "O Distrito Federal não sobrevive sem este Fundo Constitucional, a não ser, voltar ao que era no passado. A gente voltar com o pires na mão e ficar pedindo todos os anos suplementação do Governo Federal, que é uma situação muito ruim, desnecessária diante da situação do Fundo Constitucional, que veio exatamente reparar este problema que nós temos desde a fundação da nossa cidade", afirmou Ibaneis. A declaração ocorreu nesta sexta-feira (19) na agenda externa do chefe do Executivo local na obra do viaduto do Jardim Botânico.

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Publicidade

A Câmara dos Deputados aprovou na quarta-feira (17) o regime de urgência para o projeto de lei complementar que fixa novo regime fiscal para as contas da União a fim de substituir o atual teto de gastos. A previsão é votar a proposta na próxima semana.

Arcabouço Fiscal

O Regime Fiscal Sustentável, conhecido como Novo Arcabouço Fiscal (PLP 93/2023), é um mecanismo de controle do endividamento que substitui o Teto de Gastos, atualmente em vigor, por um regime fiscal sustentável focado no equilíbrio entre arrecadação e despesas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.