Brasília GDF volta atrás e suspende início de vacinação para 13 anos

GDF volta atrás e suspende início de vacinação para 13 anos

Minutos após anunciar ampliação da campanha, Ibaneis Rocha afirmou que aguarda orientação do Ministério da Saúde 

  • Brasília | Jéssica Moura, do R7, em Brasília

Vítor Mendonça/Jornal de Brasília

O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou ao R7 que vai suspender o início da vacinação contra a covid-19 para adolescentes a partir de 13 anos no Distrito Federal. O recuo veio minutos depois do anúncio da ampliação da campanha para essa faixa etária nesta sexta-feira (17).

Segundo Ibaneis, está prevista para esta sexta uma reunião com o Ministério da Saúde, que deve orientar sobre o prosseguimento da imunização para esse público. O chefe do Executivo assegurou que adolescentes de 14 e 15 anos continuarão a ser imunizados na capital federal.

"Já estão quase todos vacinados", afirmou. Ao todo, 35% dos jovens de 12 a 17 anos recebeu pelo menos uma dose de vacinas da Pfizer/BioNTech, única autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser ministrada nessa faixa etária.

O governador também se pronunciou pelo Twitter e disse que medida é uma precaução. "Houve um caso de um jovem, no estado de São Paulo, que passou mal depois de ser vacinado. Por isso, vamos aguardar as novas orientações do Ministério da Saúde, que nos informará, ainda nesta sexta-feira, como prosseguir", escreveu Ibaneis. 

Nesta quarta, uma recomendação da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19 produziu um documento em que recomenda apenas a vacinação de jovens abaixo de 18 anos com comorbidades. Com isso, algumas capitais começaram a suspender a imunização dos jovens sem problemas de saúde.

Últimas