Gilvan Maximo assume a Secretaria Extraordinária do Consumidor no DF
Ex-deputado e ex-secretário de Ciência e Tecnologia assume pasta com promessa de ampliar acesso ao Procon
Brasília|Do R7, em Brasília

O ex-deputado federal Gilvan Maximo (Republicanos) assumirá o comando da Secretaria Extraordinária do Consumidor do Distrito Federal.
A nomeação foi confirmada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), responsável pela criação da nova pasta por meio do Decreto nº 47.675, publicado na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
Aliado de Ibaneis, Gilvan atuou como secretário de Ciência e Tecnologia entre 2019 e 2022. Atualmente, ele apresenta o programa Patrulha do Consumidor, da Record Brasília, dedicado à mediação de conflitos entre clientes e empresas.
Com a mudança administrativa, o Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) passa a ser vinculado à nova estrutura. Gilvan defende um modelo de atuação próximo da população, mas com foco na conciliação.
“A gente já faz esse trabalho na Patrulha do Consumidor com muito sucesso. A Record é a ponte com o consumidor”, afirmou.
Segundo ele, a ideia é reforçar o papel do Procon como agente de diálogo: “Nosso papel é de conciliador. E vamos fazer o Procon-DF chegar mais perto da população, que às vezes se sente desprotegida.”
Equilíbrio nas relações de consumo
A atuação da secretaria, de acordo com Gilvan Maximo, buscará equilíbrio nas relações de consumo.
“Vamos falar com a população, mas sempre com responsabilidade. Papel do governo não é punir empresários, mas orientar. Precisamos olhar os dois lados: consumidor e empresário, sem sensacionalismo. O empresário é quem toca o país, mas o consumidor precisa ser respeitado”, disse o integrante do Republicanos.
Ao falar sobre fiscalização, o secretário destacou o foco em irregularidades graves. “A briga é contra o estelionatário, os falsos empresários.”
A nova secretaria terá como desafio estruturar ações de proteção ao consumidor em um contexto de aumento nas queixas registradas no Distrito Federal, além de reavaliar o alcance do Procon nas regiões administrativas.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















