Gleisi Hoffmann anuncia pré-candidatura ao Senado pelo Paraná
Ministra da Secretaria de Relações Institucionais afirma que decisão reforça compromisso com o projeto político do presidente Lula
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais e deputada federal Gleisi Hoffmann anunciou nesta quarta-feira (21) sua pré-candidatura ao Senado Federal pelo Paraná.
O anúncio foi feito por meio das redes sociais após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente do Partido dos Trabalhadores, Edinho Silva, e o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri.
Em publicação nas redes sociais, Gleisi afirmou que a decisão representa uma reafirmação do compromisso de fortalecer, no Paraná, o projeto político liderado por Lula.
“Com Lula, pelo Paraná e pelo Brasil”, escreveu a ministra, ao anunciar a intenção de disputar uma das duas vagas ao Senado em 2026.
Gleisi ocupa atualmente a pasta responsável pela articulação política do governo federal no Congresso Nacional e é uma das principais aliadas do presidente.
Leia mais
Caso confirme a candidatura, a ministra entra na disputa por uma das cadeiras do Senado pelo estado, em um cenário que deve envolver diferentes forças políticas e ampliar o debate sobre a representação do Paraná no Congresso.
A pré-candidatura ainda deverá passar pelas definições internas do partido e pelo calendário eleitoral, mas o anúncio sinaliza a estratégia do PT de fortalecer sua presença na disputa majoritária no estado nas próximas eleições.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp













