Goiás terá quase 7 mil residências construídas no novo Minha Casa, Minha Vida
Ao todo, 16 cidades do estado serão contempladas com a iniciativa; primeira fase inclui famílias que ganham até R$ 2.640
Brasília|Do R7, em Brasília
A primeira etapa do novo Minha Casa, Minha Vida vai atender a 16 cidades de Goiás. Ao todo, serão 6.899 casas construídas em Águas Lindas, Aparecida de Goiânia, Caldas Novas, Goianésia, Goiânia, Goianira, Itumbiara, Jataí, Morrinhos, Novo Gama, Rio Verde, Senador Canedo, Valparaíso, Luziânia, Trindade e Planaltina. A primeira fase do programa beneficiará famílias com renda mensal de até dois salários mínimos — R$ 2.640.
O início da seleção de propostas para o programa foi anunciado na quarta-feira (22) pelo governo federal. A construção das moradias, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), deverá atender às novas regras estabelecidas após a retomada do programa, como proximidade dos centros urbanos, melhorias nas especificações dos imóveis, infraestrutura de qualidade, varanda e salas para biblioteca.
O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) comemorou a implementação do programa no estado. "Foi uma conquista importantíssima do meu mandato, em compromisso feito com o presidente Lula logo no começo do ano. Trata-se do maior projeto habitacional da história do Brasil", comentou. O parlamentar participou das articulações envolvendo o programa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e com o ministro das Cidades, Jader Filho.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Confira a lista das cidades atendidas em Goiás e a quantidade de residências:
Águas Lindas: 500
Aparecida de Goiânia: 768
Caldas Novas: 100
Goianésia: 64
Goiânia: 1600
Goianira: 150
Itumbiara: 400
Jataí: 500
Morrinhos: 150
Novo Gama: 143
Rio Verde: 500
Senador Canedo: 384
Valparaíso: 450
Luziânia: 400
Trindade: 440
Planaltina: 350
Novo Minha Casa, Minha Vida
O edital de seleção para a primeira etapa do programa Minha Casa, Minha Vida vai escolher até 187,5 mil novas propostas de residências para a faixa 1 do programa em todo o país. Segundo o governo, serão mais de 1.200 empreendimentos em 560 municípios.
Do total, 184 mil unidades serão destinadas a famílias integrantes dos cadastros habitacionais em todos os estados brasileiros e no DF. As unidades restantes vão para famílias que tenham perdido o único imóvel por emergência, por estado de calamidade pública ou pela realização de obras públicas federais no Acre, Amazonas, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo.
As propostas serão recebidas pela Caixa e selecionadas pelo Ministério das Cidades conforme as novas regras estabelecidas na retomada do programa. Serão considerados critérios como proximidade dos centros urbanos, infraestrutura do empreendimento, varanda, entre outros. Os projetos podem ser enviados por governos estaduais, prefeituras e construtoras.