Ibaneis promete para 2024 reinauguração do Autódromo de Brasília, fechado desde 2014
Governador fez a declaração durante anúncio do Rally dos Sertões, que será realizado em agosto de 2024, com início e término no DF
Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, Brasília
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, prometeu para 2024 a reinauguração do Autódromo de Brasília, fechado desde 2014 e que atualmente passa por reformas. A declaração foi feita nesta terça-feira (5), durante evento para anunciar a realização do Rally dos Sertões, pela primeira vez na capital federal, em agosto do ano que vem.
"Tivemos esse ano grandes eventos no DF, tanto na área de shows quanto eventos esportivos, e para o próximo ano vamos ter a inauguração do nosso autódromo, fechado há dez anos. Vamos mostrar que aqui também é uma área do automobilismo", afirmou.
A reabertura do autódromo faz parte do processo de transferência do equipamento público da Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) para o Banco de Brasília (BRB). A instituição bancária investiu até o momento R$ 60 milhões na reforma do local e será responsável pelo espaço pelos próximos 30 anos.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
• Assine a newsletter R7 em Ponto
Sobre o rally, o governador disse que tem trabalhado, ao longo de sua gestão, para “desenvolver o potencial turístico da capital”. “Nós estamos no centro do Brasil, estamos no centro da América Latina e nós temos todas as condições de receber qualquer evento na área de turismo do Distrito Federal. Nós temos uma rede hoteleira e temos segurança”, listou.
O Rally dos Sertões está previsto para acontecer entre 23 e 31 de agosto e é considerado a maior prova automobilística das Américas. A corrida é patrocinada pelo BRB, e a expectativa é de que cerca de 2 mil pessoas venham em caravanas para participar do circuito, previsto para começar e terminar na capital federal.
Segundo o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, o evento vai movimentar toda a cadeia produtiva do turismo. “Estamos falando de movimento em cerca de 52 atividades econômicas, como hotéis, bares, restaurantes e taxistas. Quando a gente sedia um evento desse porte, trazemos turistas e colocamos a nossa capital como um lugar de grandes eventos”, destacou.
CEO dos Sertões, Joaquim Monteiro afirmou que a principal estratégia do evento é promover o Brasil para o próprio brasileiro. “Os Sertões promove orgulho nacional e revela um Brasil que nem sempre as pessoas conhecem”, disse. Segundo os idealizadores do evento, o rally chega a inserir na economia das cidades por onde passa cerca de R$ 1 milhão por dia de evento.