Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Governador do DF diz que dengue é 'preocupação' e que espera que o Brasil compre mais vacina

Ministério anunciou nesta quinta envio de doses para 521 municípios, incluindo Brasília; público-alvo será de 10 a 14 anos

Brasília|Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília

  • Google News
Ibaneis diz que dengue é 'preocupação'
Ibaneis diz que dengue é 'preocupação' Edis Henrique Peres/R7

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, disse nesta quinta-feira (25) que a dengue é uma "preocupação" e que espera que "o governo federal adquira mais vacinas" para poder imunizar mais pessoas. A declaração foi dada após o Ministério da Saúde anunciar o envio de doses da vacina contra a dengue para 521 municípios, incluindo Brasília, a partir de fevereiro deste ano. O imunizante será destinado para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária que concentra o maior número de casos de hospitalizações por dengue. O Ministério ainda não divulgou quantas doses serão enviadas ao DF, mas a imunização deve atingir apenas 1% da população de todo o país.

"Nós sabemos que as doses são poucas, mas o que chegar nós já vamos colocar em prática imediatamente nas nossas unidades básicas de saúde para poder fazer vacinação da população. A dengue nos preocupa muito e estamos trabalhando muito pesado no combate, reunindo todos os órgãos, Corpo de Bombeiros e as equipes de saúde", declarou Ibaneis.


O governador falou sobre o assunto durante o plantio de mudas de árvores nativas do Cerrado ao lado do estacionamento 4, do Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek. O DF registrou 16,6 mil casos prováveis de dengue nos 20 primeiros dias do ano, o equivalente a 34 registros por hora. Dados da Secretaria de Saúde apontam para um aumento de 646,5% das notificações em comparação ao mesmo período do ano passado.

Plantio de árvores

O governo do Distrito Federal planeja plantar até março 3 mil mudas de árvores nativas do Cerrado no Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek, entre os estacionamentos 4 e 5. Em agosto do ano passado, o GDF suprimiu 1,6 mil pinheiros, pois apresentaram risco de quedas, fungos, cupins e rachaduras. A medida foi adotada depois de um galho da árvore cair e bater na cabeça de um adolescente, que ficou tetraplégico.


Entre as mudas serão plantadas ipês, copaíbas, pau-brasil, jabuticaba e outras espécies do bioma. O diretor-presidente da Novacap, Fernando Leite, destaca que o bosque antigo trazia risco para a população. “Agora vamos ter um bosque nativo, bastante bonito, que vai ajudar ainda mais a vida aqui no Parque da Cidade, que é um local muito visitado pela população”, disse.

As mudas contam com um quadro que possui QR Code para que os usuários visitem as páginas e identifiquem qual a espécie plantada, assim como informações adicionais, como tamanho da árvore e sombra projetada.


O governo também estuda um projeto para realocar as churrasqueiras que ficavam no Bosque dos Pinheiros. A informação foi dada pelo secretário de Esporte e Lazer, Renato Junqueira. “As árvores nativas são de baixa estatura, diferente dos pinheiros. Então a nossa pasta, com a Novacap, está definindo um novo espaço para que a gente possa montar o local de convivência, que terá churrasqueiras mais modernas e um espaço mais amplo para as famílias terem como desfrutar do parque."

Para o deputado federal Julio Cesar (Republicanos-DF) o plantio da primeira muda nesta quinta-feira é uma vitória. “Avançamos muito e conseguimos garantir essa melhoria. Agora, teremos um espaço ainda melhor para a população”, disse.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.