Déficit habitacional no DF chega a 100 mil moradias
Renato Alves/Agência Brasília - 20.10.2023O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, prometeu entregar até o fim do mandato 80 mil moradias para a população inscrita nos programas habitacionais da capital. A afirmação foi feita nesta sexta-feira (20) na Praça do Buriti, durante cerimônia que entregou 732 escrituras a pessoas que estavam na fila de espera. “Quando realizarmos essa entrega, a gente praticamente vai zerar a fila de moradias do DF, atendendo a toda a comunidade que espera muito esse momento de receber a escritura e a chave da sua casa”, disse.
Veja também
Ibaneis acrescentou que o governo precisa trabalhar muito contra as invasões e ocupações irregulares no DF, no entanto, garantiu que “a melhor maneira de fazer isso é entregando moradias legais, moradias dignas para a população”. “Esse é o nosso objetivo e é nessa linha que nós vamos trabalhar para a entrega de todas essas moradias”, afirmou.
• Compartilhe esta notícia no WhatsApp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
Segundo mapeamento do déficit habitacional realizado pelo Instituto de Pesquisa e Estatística (IPE-DF) e publicado nesta semana, cerca de 100,7 mil residências estão fora das condições ideais de habitação no DF. Os dados foram retirados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD 2021) e apontam desde infraestrutura e situação precária nas casas até preço excessivo de aluguel e alto número de pessoas em uma mesma residência.
O governador aproveitou a cerimônia para assinar ordens de serviço, editais e chamamentos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab). Entre eles, estão os editais para a construção habitacional multifamiliar em diversas regiões administrativas; edital de chamamento para cooperativas de moradores e ordem de serviço para o programa Melhorias Habitacionais, que reforma casas de pessoas em alta vulnerabilidade.
Para o diretor-presidente da Codhab, Marcelo Fagundes, as entregas desta sexta-feira (20) são o primeiro passo para se avançar na política de moradia do DF. "Nos próximos dias vamos lançar o programa Locação Social [voltado a aluguéis mais em conta], e a partir de agora todo empreendimento da Codhab terá 20% de destinação para pessoas com deficiência ou mulheres vítimas de violência", disse.